Programa IPTU Verde é instituído

para promover sustentabilidade

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 06/07/2023

Programa IPTU Verde é instituído em Ilhabela para promover sustentabilidade em edificações

Ilhabela, conhecida por sua natureza e belezas naturais, acaba de instituir o Programa de Certificação Sustentável "IPTU Verde", por meio da Lei n° 1.592/2023. A iniciativa é do vereador Gabriel Rocha e tem como objetivo incentivar empreendimentos de hospedagem, como hotéis, pousadas e campings, a adotarem ações e práticas sustentáveis que visam reduzir o consumo de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais.

A certificação IPTU Verde é opcional e será concedida pela Prefeitura de Ilhabela aos empreendimentos que se inscreverem no programa e atingirem pontuações específicas de acordo com as ações sustentáveis adotadas. São três níveis de certificação: bronze, prata e ouro, que correspondem a pontuações mínimas de 50, 70 e 100 pontos, respectivamente.

Serão consideradas para a certificação ações como gestão sustentável das águas com sistemas e dispositivos economizadores; eficiência e alternativas energéticas com sistema de aquecimento solar dimensionado para atender a demanda anual de água quente. Os coletores solares para aquecimento de água devem possuir Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE A ou Selo Procel e os reservatórios de água devem possuir Selo Procel; implantação de bicicletários e estrutura de apoio e compostagem.

“Para obter a certificação, os empreendimentos devem adotar práticas sustentáveis relacionadas ao consumo de recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Além disso, as edificações certificadas devem cumprir integralmente a legislação ambiental, urbanística, edilícia, tributária e demais normas legais aplicáveis”, explica o prefeito Toninho Colucci.

Os empreendimentos terão benefícios fiscais na cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O desconto no IPTU varia de acordo com o nível de certificação alcançado, sendo de 10% para certificação bronze, 20% para certificação prata e 30% para certificação ouro.

Para mais informações sobre o Programa IPTU Verde, os interessados podem acessar a lei integralmente no endereço https://bit.ly/3JKcOaG.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo