Ilhabela promove ações sustentáveis

durante 50ª Semana Internacional de Vela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 21/07/2023

Ilhabela promove ações sustentáveis durante 50ª Semana Internacional de Vela

Para comemorar os 50 anos da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação especial e uma das medidas que foram adotadas foram as práticas sustentáveis durante a realização do evento.

Uma das iniciativas é no Race Village, espaço destinado à programação cultural do evento e que foi montado levando em consideração a preservação do meio ambiente em todas as etapas do processo.

No local, a Secretaria de Meio Ambiente participa com estande próprio e promove diversas ações durante todo evento. Das atividades, destaque para a doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas no Viveiro Municipal Aroeira, até 29 de julho, das 16h às 22h. Os visitantes podem adquirir essas mudas gratuitamente e contribuir para o enriquecimento florestal da região. Além disso, estão sendo realizadas palestras e oficinas com diversos temas ambientais, proporcionando momentos de conscientização e aprendizado.

"Estamos felizes em promover ações sustentáveis durante a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. É fundamental conscientizar os participantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis. As atividades da Secretaria de Meio Ambiente, como a doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, as palestras e oficinas ambientais, são essenciais para disseminar conhecimento e incentivar ações positivas em prol da natureza. Esperamos que essa semana seja um marco não só para o esporte náutico, mas também para a conscientização ambiental”, destacou a engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire.

No dia 17 de julho, em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente convidou a equipe de Corpo de Bombeiros de Ilhabela para ministrar uma palestra sobre "Proteção às Florestas e Período de Estiagem". Durante a palestra, o 1º Sargento PM Orlando Francisco dos Santos Filho destacou a importância de cuidar do meio ambiente durante esse período e ressaltou os cuidados necessários para evitar incêndios florestais.

O Núcleo de Orquidófilo de Ilhabela (NOI) também marcou presença, realizando uma exposição de orquídeas no stand da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no dia 18 de julho. Na ocasião, o Presidente do NOI, Alexandre Gandini Salto, ministrou a Oficina "Manejo das Orquídeas", ensinando aos participantes práticas adequadas de cultivá-las.

Na quarta-feira (19), ocorreu uma roda de conversa com o representante do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Sr. Osny Tadeu de Aguiar, biólogo do Núcleo de Conservação de Biodiversidade. Durante a roda de conversa, foram abordadas questões relacionadas à identificação e reprodução das espécies nativas encontradas na região.

Durante toda a 50ª Semana Internacional de Vela, o Race Village oferecerá diversas atrações. Para conferir a programação completa, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Ilhabela (www.ilhabela.sp.gov.br).

Sobre a Semana de Vela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um evento tradicional que promove a cultura e o esporte náutico na região, contando com a participação de velejadores e amantes da vela de todo o Brasil e do mundo. Além das competições, o evento busca disseminar a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância da natureza para a prática das atividades relacionadas à vela.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo