“Espaço Amigos do Mar”

venda de produtos das Comunidades

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 29/12/2023

Ilhabela ganha “Espaço Amigos do Mar” para venda de produtos das Comunidades Tradicionais e projetos de preservação à vida marinha

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Fundo Social de Solidariedade, inaugurou na quarta-feira (27) o Espaço Amigos do Mar Osmar de Jesus “Seu Mazinho” na Barra Velha. No local são comercializados trabalhos confeccionados pelos artesãos das Comunidades Tradicionais do arquipélago, além dos produtos dos projetos Baleia Jubarte e Instituto Argonauta.

O espaço concilia produção de renda para artesãos das comunidades tradicionais e conscientização ambiental. A ação é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhabela (Apae) e em parceria com o projeto Baleia Jubarte e Instituto Argonauta.

A loja, ao receber produtos de artesãos das Comunidades Tradicionais, facilita a geração de renda e ainda promove a cultura caiçara em meio a conteúdos interativos de conscientização sobre a preservação da vida marinha.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve presente na inauguração. “É uma alegria para nós entregar mais um espaço que valoriza o trabalho dos artesãos caiçaras. Além de conservar a cultura ainda é uma forma de aquecer a economia local. A parceria com os Institutos Argonauta e Baleia Jubarte também é importante, uma vez que é imprescindível trabalhar pela preservação da vida marinha”, ressaltou.

Beto de Jesus, mais conhecido como Beto de Mazinho, filho do homenageado, representou sua família no ato. “Quero agradecer a presença dos meus irmãos e ao prefeito por essa oportunidade de homenagear meu pai. Seu Mazinho tem uma história gigantesca aqui na Ilha e sempre teve um comprometimento muito grande com o povo da pesca. Este é um espaço bacana da cultura caiçara e nada como homenagear seus costumes a tradições”.

A artesã da Ilha de Búzios – Porto do Meio, Benedita Aparecida “Dona Ditinha” representou as comunidades caiçaras na cerimônia. “Só tenho a agradecer porque sempre somos bem recebidos. Agradecemos ao prefeito por toda essa oportunidade e benfeitoria. Quero dar parabéns pela lojinha que leva essa homenagem ao Seu Mazinho e agradecer às Secretarias presentes, é uma alegria estar aqui. Faremos mais artesanatos e traremos para cá”, finalizou.

Homenagem

 

O novo espaço leva o nome de Osmar de Jesus mais conhecido como “Seu Mazinho”. O homenageado foi o patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Ilhabela. Sua relação com o mar começou cedo, quando aprendeu o ofício da pesca com o pai e, aos 14 anos, mesmo sem saber nadar, saía em busca do sustento da família.

Seu Mazinho deixou saudade ao partir em abril de 2017, aos 84 anos, escrevendo seu nome na história do arquipélago como um homem de bem, filho da terra e amigo do mar.

Serviço O espaço fica localizado na Av. Princesa Isabel, 2151, na Barra Velha (próximo ao Banco do Brasil) e pode ser visitado todos os dias, das 10h às 19h.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo