1º Seminário de Atletismo

fomenta prática do esporte

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 24/01/2024

1º Seminário de Atletismo fomenta prática do esporte em Ilhabela

 

A Secretaria de Esporte e Lazer realizou, nesta sexta-feira (22), o 1º Seminário de Atletismo de Ilhabela em parceria com a Associação Ilhabela de Atletismo. O evento teve como um dos objetivos fomentar a prática do esporte na cidade e permitir o encontro entre entusiastas e atletas de alto rendimento.

Quatro palestrantes mostraram diferentes facetas do atletismo e do esporte de alto rendimento, indo da história do esporte à preparação nutricional e física. Representando o prefeito, o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, abriu o seminário e reconheceu a importância da iniciativa para o esporte no município.

“Quando o prefeito Toninho Colucci assumiu, ele nos deu uma missão, que era a de valorizar os atletas de Ilhabela. Este é um momento especial, não é qualquer lugar que nós temos um seminário gratuito. Quem está aqui presente vai poder levar o conhecimento adquirido para frente”, ressaltou.

 

História do Atletismo

O presidente da Associação Ilhabela de Atletismo, Rogério Domingues, foi o primeiro palestrante e dissertou sobre os desafios de um atleta, a superação que cada esportista deve enfrentar de forma individual, além de contar um pouco da sua própria trajetória enquanto corredor, a evolução do atletismo e dos jogos olímpicos ao longo da história.

“O nome Olimpíada vem dos primeiros jogos, que foram realizados na cidade de Olímpia, na Grécia antiga. Já o ano de 1896 marca o início dos Jogos Olímpicos modernos, com Pierre de Coubertin e o conceito de integração entre os povos por meio do esporte. O símbolo das Olimpíadas, os cinco arcos entrelaçados, representam os cinco continentes do globo terrestre”, explicou.

 

Superação

O atleta de rua Adailton Santos mostrou sua história de superação e o quanto lutou para se manter no cenário profissional desde a adolescência. Sua principal mensagem foi a de não desistir dos sonhos.

“Eu comecei no esporte com a natação, mas vi que não era a minha modalidade. Comecei a correr e, em uma prova, o treinador do time do Cruzeiro me viu correndo forte e me chamou para um teste. Eu fui, passei, e comecei a correr por eles. Tive bons rendimentos, viajei, mas uma lesão na panturrilha me tirou do time”, compartilhou.

Depois de um tempo, o atleta tentou voltar a correr, mas a dor na panturrilha sempre voltava. “Até que eu pude reconhecer, por meio do trabalho com uma psicóloga, que aquela dor agora estava na minha cabeça, me limitando. Depois disso, voltei a correr profissionalmente, ganhei corridas, representei outras cidades e agora estou aqui de volta, com orgulho representando nas corridas a cidade de Ilhabela”, acrescentou.

 

Marcha atlética

A convidada peruana e atual campeã sul-americana de marcha atlética, Susan Palácios, fez uma demonstração das técnicas da modalidade e explicou cada movimento das passadas, que são diferentes da corrida tradicional e exigem muita movimentação do quadril e o uso das pernas retas em quase todos os movimentos.

“A Marcha Atlética é uma prova muito técnica, não se trata de uma questão de estilo. O atleta tem que estar totalmente alerta para evitar uma possível desclassificação. Mas a marcha mão é algo tão difícil. Com vontade e dedicação é possível chegar em um nível competitivo”, disse Susan.

 

Preparação Física  

 

O último palestrante do seminário, o professor José Luis de Melo, especialista em medicina esportiva, ressaltou o papel do esporte na promoção da saúde e a importância de uma preparação física de qualidade para o rendimento dos atletas. “A saúde é o maior patrimônio que nós temos. Se investirmos no esporte, teremos menos atendimentos médicos em Unidades Básicas de Saúde e o jovem também não é atraído para o descaminho. Já o atleta de alto rendimento tem que cuidar para fazer um aquecimento adequado e cuidar da alimentação”, reforçou.

Ao final do evento, todos os participantes do seminário receberam certificados e tiraram uma foto com os palestrantes e o secretário de Esporte e Laser, Felipe Nascimento.

Crédito das fotos: Ronald Kraag

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo