Ciama de Ilhabela realiza treinamento

primeiros socorros em bebês e crianças

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 21/03/2024

Ciama de Ilhabela realiza treinamento para primeiros socorros em bebês e crianças

 

O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) de Ilhabela realizou um treinamento para a prevenção de acidentes e primeiros socorros em bebês e crianças na tarde da última sexta-feira (15), no auditório do Paço Municipal. O público presente era de convidados atendidos pelo Ciama, a maioria pais de crianças interessados em proteger os seus pequenos.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro coordenador do Samu de Ilhabela, Fábio Luiz Silva, que explicou alguns dos casos mais comuns de acidentes com os pequenos.

“No Brasil, vemos um número grande de acidentes. Algo em torno de 600 a 700 mortes por ano envolvendo bebês. E a maioria dessas situações são previsíveis, ou seja, evitáveis. É importante termos em mente que nessa idade não existe isso de deixar a criança sem supervisão, porque elas são sempre mais rápidas do que imaginamos e é aí que o acidente acontece”, explicou.

 

Asfixia

Um dos maiores medos dos pais, principalmente dos novatos, é a possibilidade de asfixia dos bebês, que pode ocorrer por diferentes motivos. São comuns os casos de sufocação por esmagamento, engasgos e afogamentos.

“Para se ter uma ideia, a absorção de apenas 20 ml de água em estado de afogamento já é suficiente para causar danos graves a um adulto. Imagina um bebê. Na banheira, o recém-nascido está em meio líquido, muito fácil para ele se virar, cair e ficar com a face submersa. Ele não tem a capacidade de saber que bastaria se apoiar nas laterais e se levantar”, destacou.

Outra possibilidade de asfixia é a causada por esmagamento. Esses casos ocorrem principalmente quando os pais permitem que os bebês durmam na cama com eles. A movimentação involuntária do corpo durante o sono pode sufocar a criança.

“A criança precisa ter o espaço dela para dormir, pois o perigo é real.

O bebê quando esmagado não vai chorar e alertar os pais, pois ele já está sendo sufocado”, advertiu.

 

Manobra de Heimlich

Para as situações de engasgo, o enfermeiro mostrou a forma correta de realizar a manobra de Heimlich em bebês. O procedimento é capaz de desobstruir a traqueia forçando para fora o elemento causador da interrupção da passagem de ar.

A manobra consiste em apoiar a criança no braço do adulto, deitada com a barriga para baixo e a cabeça em direção levemente inclinada para o solo, e aplicar cinco compressões no meio das costas. A manobra deve prosseguir desvirando o corpo para outras cinco compressões, dessa vez sobre o osso que divide o peito na altura dos mamilos. O ciclo deve ser refeito até que o bebê volte a respirar.

Mesmo com o conhecimento da manobra, é importante ligar para o telefone 192 do Samu para receber instruções e o envio de uma equipe de socorristas. Se a pessoa estiver sozinha, a instrução é não perder tempo e colocar o telefone no modo viva voz enquanto aplica a manobra na criança.

Ao final do treinamento, todos os participantes receberam certificado e puderam tirar suas dúvidas sobre as medidas corretas de prevenção e de como aplicar a manobra de Heimlich em crianças de diferentes idades.

 

Sobre o Ciama

De responsabilidade da Secretaria de Saúde, o Centro de Aleitamento Materno de Ilhabela (Ciama) é uma rede de apoio profissional na proteção, promoção e incentivo à amamentação, por meio do acolhimento acompanhamento e cuidados as gestantes, puérperas, bebês e família.

O centro promove diversos serviços e ações ao longo do ano, abordando temas importantes para os pais de crianças em idade de colo. Conheça o Ciama por meio dos telefones (12) 3896-5010 ou (12) 997205562, ou de forma presencial na Rua Carolina Vanderstappen, 275.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo