Dia Mundial da Saúde Bucal

evento de conscientização em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/03/2024

Prefeitura de Ilhabela celebra o Dia Mundial da Saúde Bucal com evento de conscientização na Praça Alan Kardec

 

O dia 20 de março é marcado pelo Dia Mundial da Saúde Bucal e, para celebrar a data, a Prefeitura de Ilhabela preparou uma ação especial de conscientização na última semana. Com a presença de uma equipe da Coordenação da Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, na Praça Alan Kardec, adultos e crianças receberam orientações de como realizar a higiene oral corretamente, com a técnica adequada de escovação dos dentes e do uso do fio dental.

Para as crianças, o espaço ofereceu uma série de brincadeiras. Entre elas, desenhos para colorir, massinha de modelar e maquetes lúdicas da arcada dentária feitas com tampinhas de caixa de leite, que ilustraram para os pequenos como deve ser realizada a escovação de dentes. Um fantoche de pelúcia, ideal para exemplificar a higiene, complementou a ação educativa.

O dentista Guilherme Mônaco, da Santa Casa de Ilhabela, explicou que os cuidados básicos previnem uma série de problemas. “É importante para a diminuição de cáries e até mesmo a perda de dentes. Tudo isso é evitável com uma escovação bem-feita, a técnica correta e o uso do fio dental”, alertou.

O profissional complementou com a informação de que os dentes devem ser escovados no mínimo três vezes ao dia, mas o ideal seria até cinco escovações diárias, sendo a mais importante a última, realizada antes de dormir.

“O uso do fio dental também é muito importante. O alimento que se acumula na gengiva pode gerar uma gengivite ou periodontite e causar inflamações. Quando a pessoa passa o fio dental às vezes sangra, mas é aí que a limpeza deve ser reforçada, para limpar e tirar o foco da infecção”, acrescentou.

Para Elisângela Cavalcante, mãe da pequena Larissa, de apenas quatro anos, a ação reforça para as crianças o cuidado com a higiene bucal. “A Larissa escova os próprios dentes e sempre pega a escova quando nos vê escovando. Ela é muito esperta, mas o exemplo dos pais é fundamental e na escola também sempre estão reforçando o cuidado com a escovação”, informou.

 

Reforço nas escolas

O que Elisângela citou é uma realidade constante nas escolas do município. Agentes de saúde bucal visitam mensalmente todas as unidades de ensino municipal realizando orientações de higiene oral, como a evidenciação de placa bacteriana e escovação supervisionada durante o ano letivo.

Além disso, os cirurgiões dentistas e suas auxiliares visitam as escolas semestralmente para avaliação de risco, orientações e aplicação tópica de flúor, encaminhando para a Unidade de Saúde todas as crianças com necessidade de tratamento.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo