CRAS de Ilhabela realiza oficina

beneficiárias do programa Viva Leite

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 29/03/2024

CRAS de Ilhabela realiza oficina com beneficiárias do programa Viva Leite

 

Em celebração ao mês da Mulher, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ilhabela foi palco de uma “Oficina Vivencial” realizada com as beneficiárias do programa Viva Leite na última terça-feira (27).

Sob coordenação das facilitadoras Thatie Adragna Favarello, pedagoga social, e Joanna Mota, assistente social, o evento proporcionou uma jornada de reflexão e aprendizado sobre o papel da mulher na sociedade atual.

A oficina adotou uma abordagem vivencial, permitindo a construção coletiva de conhecimentos, por meio do olhar atento da trajetória de suas ancestrais, ao longo do tempo, correlacionando com os marcos históricos ao redor do mundo e os direitos adquiridos. Nessa imersão, as participantes foram convidadas a refletir e repensar o papel da mulher na sociedade contemporânea, levando em consideração as expectativas sociais e a luta por protagonismo e liberdade para moldar suas próprias narrativas de vida.

“Fizemos uma oficina vivencial reflexiva. Uma das propostas era fazer com que as participantes olhassem para as suas avós e mães e percebessem como elas viviam e os avanços que tivemos em relação aos direitos das mulheres, o direito ao voto, ao divórcio, ao estudo, à delegacia da mulher, à Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, dentre outras importantes conquistas. Nós olhamos para trás, no sentido de podermos acompanhar esta trajetória e ver o quanto conseguimos avançar por meio da união das mulheres, da organização delas, das lutas e passeatas que ocorreram ao redor do mundo objetivando a garantia de direitos”, frisou a pedagoga Thatie Adragna Favarello.

"Durante a oficina, foram abordados temas relevantes como a conquista de direitos, desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história e o contexto atual da busca por igualdade de gênero. Por meio de dinâmicas participativas e troca de experiências, as participantes puderam compartilhar suas vivências e fortalecer os laços de sororidade", destacou o secretário adjunto de Desenvolvimento e Inclusão Social, Lucas Oliveira.

Ao final do evento, o impacto positivo da oficina proporcionou não apenas um momento de aprendizado, mas de fortalecimento e conscientização sobre a importância do papel da mulher na sociedade contemporânea. Com a contribuição da oficina, o CRAS de Ilhabela reafirma seu compromisso em promover iniciativas que contribuam para o fortalecimento e a autonomia das mulheres da cidade.

Sobre o Viva Leite

O programa Viva Leite de Ilhabela está localizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e oferece um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo, enriquecido com ferro e vitaminas A e D, auxiliando na prevenção da anemia ferropriva. Além disso, o programa atende crianças de baixa renda, entre seis meses e seis anos de idade, com prioridade às crianças de até dois anos de idade.

Cada criança recebe 15 litros de leite por mês. Os atendimentos são feitos de forma prioritária, tendo preferência as crianças que pertencem às famílias em que o chefe se encontra desempregado ou a mãe for arrimo de família. Para uma família fazer parte do Viva Leite é necessário passar pelo atendimento no CRAS, onde é orientada a fazer o Cadastro Único e, caso atenda aos critérios, a família é inserida no programa.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo