Escolas Municipais de Ilhabela

recebem Teste da Bicicleta este mês

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 12/04/2024

Escolas Municipais de Ilhabela recebem Teste da Bicicleta este mês

 

O “Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela”, conhecido como Teste da Bicicleta, inicia no próximo dia 18 de abril. Os alunos de três Escolas Municipais, bem como adultos que já estiveram no projeto durante a infância e adolescência, participarão das atividades, de acordo com a agenda da ação.

 

O projeto foi criado há mais de 40 anos com o apoio do Profº Cornélio e vem realizando avaliações em crianças e adolescentes na cidade, com o objetivo de estudar e acompanhar o crescimento, o desenvolvimento, a aptidão física, a postura corporal e o nível de atividade física dessa parcela da população.

 

A iniciativa é do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) em parceria com a Secretaria da Educação de Ilhabela e as avaliações apontam as consequências do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável, acompanhada de atividade física, e a não ultrapassarem duas horas diárias na frente das telas.

 

Cronograma do Teste da Bicicleta

Quinta-feira (18)

E.M. Eva Esperança

8h às 17h30 para estudantes

18h30 às 20h30 para atletas

 

Sexta-feira (19)

E.M. José Antônio Verzegnassi

8h às 17h50 para estudantes

 

Sábado (20)

E.M. Eva Esperança

8h30 às 12h30 estudantes e atletas

 

Atividades do Teste da Bicicleta

- Verificação de Medidas Antropométricas: peso, estatura, comprimento tronco-cefálico, diâmetros, circunferências de braço, perna e dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal, axilar média e panturrilha;

- Funções Metabólicas: verificado a potência aeróbica por meio do teste em bicicleta ergométrica;

- Desenvolvimento Neuromotor: verificado a força muscular por meio de alguns testes, como abdominais e corrida de 50m;

- Maturação biológica: realizado exame clínico dos pelos da axila, determinação da idade da primeira menstruação, desenvolvimento de genitais masculinos, mamas e pelos púbicos;

- Nível de atividade física, socioeconômico, educacional e nutricional:

Mediante a preenchimento do Questionário Internacional.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo