Ciclo de Cultura Tradicional

realiza oficinas audiovisuais

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 12/04/2024

Ciclo de Cultura Tradicional realiza oficinas audiovisuais em Ilhabela

 

Com o objetivo de formar novos cineastas em 2024, o Ciclo de Cultura Tradicional (CCT) realizou oficinas e mentorias de criação audiovisual entre os dias 29 de março e 7 de abril na comunidade do Bonete em Ilhabela. O CCT é uma das ações de Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela OS Poiesis.

 

A edição de 2024 contou com a coordenação pedagógica do Vídeo nas Aldeias, projeto considerado precursor na produção audiovisual feita por indígenas, e com a correalização das Prefeituras Municipais de Eldorado, Guarulhos, São Vicente e de Ilhabela.

 

Encontros presenciais

A partir do tema "Imaginação, sonho e encantamento: oficina de criação audiovisual", os participantes puderam analisar aspectos invisíveis e visíveis de uma narrativa, além de desenvolver um documentário de curta-metragem como produto final.

Na comunidade do Bonete, o encontro ocorreu entre os dias 29 de março e

7 de abril e teve o suporte de Sophia Pinheiro, pesquisadora de epistemologias ameríndias, cineasta e doutora em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF).

 

Ainda na parte presencial, o Ciclo de Cultura Tradicional promoveu a atividade "Sonhando junto: mentoria de criar audiovisual". Fábio Menezes, cineasta, colorista, pesquisador e colaborador do projeto Vídeo nas Aldeias, compartilhou experiências e técnicas do ofício, orientou os participantes sobre os curtas produzidos e coordenou a mentoria voltada ao debate sobre processos de criação entre os dias 1º e 3 de abril.

 

Estreia dos documentários

Após o suporte das formações em criação audiovisual realizadas pelo CCT, os participantes irão estrear seus documentários em curta-metragem.

 

A sessão dos curtas será ao vivo e apresentada no canal de YouTube do Programa Oficinas Culturais com recurso em Libras, no dia 30 de abril, das 19h às 22h. Além de contar com debates e a participação dos produtores dos documentários, dos especialistas que aplicam as formações e mentoria, o evento de estreia terá a participação de Vincent Carelli, franco-brasileiro, antropólogo, indigenista e documentarista criador do projeto Vídeo nas Aldeias, diretor de filmes como "Adeus, Capitão"

(2022) e premiado pelo Festival de Gramado, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, APCA, entre outros.

 

A mediação será de Antonio Filogenio de Paula Junior, membro do grupo de Batuque de Umbigada, pós-graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

 

Para mais informações sobre o CCT, acesse o site do Programa Oficinas Culturais https://oficinasculturais.org.br/programacao-2/.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo