Prefeitura comemora 50ª edição memorável da Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Após 15 dias de emocionantes regatas no mar e uma programação cultural diversificada em terra, chegou ao fim a memorável 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que reuniu grande público na cidade entre os dias 14 e 29 de julho.
“Mais uma vez Ilhabela reforça seu título de Capital Nacional da Vela ao realizar uma das maiores competições de vela da América Latina. Nestes dias, a cidade foi um verdadeiro centro da modalidade, uma oportunidade única, onde moradores e turistas desfrutaram de atividades especiais”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
No mar, a competição teve início na sexta-feira (14/7), com a Semana de Monotipos, realizada na Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”, reunindo mais de 160 embarcações em diversas classes de iniciação da vela.
Com o objetivo de promover práticas sustentáveis, o Race Village foi montado em terra levando em consideração a preservação do meio ambiente em todas as etapas do processo. Durante toda a semana, os visitantes do espaço tiveram acesso a uma variedade de atrações, com estandes que proporcionaram diversas ações ambientais, turísticas e informativas, além de uma área de aventura com parede de escalada e um tanque de mergulho.
Um dos destaques do Race Village foi o Espaço Kids, um ambiente inclusivo, projetado para crianças até 12 anos, com atividades diversas como jogos, oficinas e brincadeiras lúdicas.
O espaço também recebeu, juntamente com o Centro Cultural Waldemar Belisário, diversos shows musicais, numa fusão entre artistas locais e de renome nacional, como Toni Garrido, Luiza Possi e Chimarruts, que embalaram as noites do evento, além de palestras com personalidades importantes do mundo da vela e discussões sobre temas ambientais.
Oceanos – No sábado (22/7), o Prefeito Toninho Colucci, autoridades da Marinha do Brasil e representantes da vela deram início à Semana de Oceanos, que reuniu mais de 130 barcos de 54 clubes e marinas de todo o Brasil, incluindo 12 equipes argentinas. Foram sete dias de competição, incluindo a ação social Vela do Amanhã e provas como 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, além das regatas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.
“Foi uma competição de alto nível em todas as classes. Os velejadores puderam correr em diferentes tipos de vento e condições, bem como em percursos de média e longa duração. Nas regatas barla-sota vimos o entrosamento das equipes, mas o que mais chamou a atenção foi o clima de amizade neste que é o grande encontro da vela da América do Sul”, disse Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI.
Regata dos Bairros – Numa parceria entre a Secretaria de Educação e a organização da Semana de Vela, foi realizada a primeira edição da Regata dos Bairros, que teve o HPE 25 Ginga como barco vencedor representando a Escola Municipal Carolina Moraes Silva, localizada na Vila. Na ação, as equipes que mais se identificam com os bairros de Ilhabela, escolheram escolas para incentivar a rivalidade local e promover a regata entre as crianças e adolescentes.
Passeios Guiados – Outro destaque da edição foi a iniciativa da Secretaria de Turismo de Ilhabela que proporcionou passeios guiados e gratuitos. Ao todo, foram oito opções diferentes de roteiros que envolveram observação de aves, trilhas para cachoeiras, jipe tours, contemplação do pôr do sol e escuna, além das passarinhadas na Cachoeira dos Três Tombos; na Estrada Parque de Castelhanos; Corujada na Estrada Parque de Castelhanos; Trilha da Cachoeira do Veloso; Trilha da Água Branca; Jipe Tour Norte (até o Jabaquara); Jipe Tour Sul (até a Praia do Veloso) e Pôr do sol no Mirante do Baepi.