Prefeitura de Ilhabela realiza formação de primeiros socorros com professores da rede municipal
Curso conta com a parceria da Secretaria de Saúde e o Samu
Salvar vidas. Essa é a principal proposta da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, que realiza a formação “Suporte básico à vida – Primeiros Socorros”, para professores e funcionários das escolas de ensino fundamental I da rede municipal de ensino, que teve início nessa segunda-feira (25), na Biblioteca e Videoteca Municipal Prefeita Nilce Signorini, localizada na Barra Velha.
A capacitação de Primeiros Socorros começou a ser ministrada no ano passado para mais de 300 funcionários, entre professores, auxiliares de primeira infância e monitores. “As capacitações são importantes para nossa Administração, e essa, em especial, pode salvar vidas e garantir a integridade física das crianças que estão sob a nossa responsabilidade”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
O curso tem se mostrado positivo no dia a dia das escolas. “É importante estarmos atentos com as explicações e a execução das manobras, que quando bem executadas podem salvar vidas, como aconteceu em uma de nossas escolas: um aluno convulsionou, o Samu foi chamado, e a equipe da escola conseguiu realizar os procedimentos iniciais até a chegada do socorro”, relatou a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos.
Os primeiros socorros são a atenção imediata a uma pessoa cujo estado físico põe em perigo a sua vida e tem, por objetivo, manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões até se obter a assistência necessária. São princípios fundamentais da prestação de primeiros socorros: salvar vidas; evitar lesões adicionais e obter ajuda médica qualificada.
A capacitação atende ainda a Lei Federal 13.722/18 (Lei Lucas), que determina que as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, façam curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros.