World Travel Market Latin America
O primeiro dia de Ilhabela na World Travel Market Latin America (WTM LA) 2019, foi marcado pelas comemorações do aumento de turistas experimentado o destino e a visibilidade de sua participação do principal evento do setor turístico no ano.
O estande da cidade recebeu ontem (2), a visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao lado do secretário nacional de Integração Interinstitucional do mesmo Ministério, Bob Santos. Eles receberam, em primeira mão, a divulgação de produtos turísticos consolidados para a comercialização do imenso inventário turístico do município, com ênfase na promoção do arquipélago como o melhor destino de natureza do Brasil. Além dos representantes do governo federal, estiveram no estante os diretores da WTC, Claude Blanc (de portfólio mundial), e Luciane Leite (que dirige a seção América Latina).
A cidade anunciou o aumento de 25% no número de visitantes ao arquipélago em pleno inverno do ano passado (em comparação com julho do ano anterior), chegando a 100 mil turistas e 90% de ocupação nos hotéis e pousadas. No verão de 2019, foi identificado um crescimento de 10% sobre o mesmo período do ano passado, alcançando 400 mil turistas, impulsionados principalmente pelo aumento de cruzeiros que desembarcaram na ilha. O incentivo ao turismo, de forma geral, é resultado dos investimentos em infraestrutura e em promoção turística.
Ao mesmo tempo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, anunciou o início da implantação dos projetos de universalização do saneamento na cidade, que já começarão a apresentar resultados no próximo ano. O cronograma das obras prevê que a totalidade da cidade terá esgoto tratado em até três anos. Os projetos preveem que a qualidade do tratamento devolverá uma água tratada com 99% de pureza – algo inédito nos principais destinos de natureza do Brasil.
Sob o slogan “Ilhabela. Vida Natural”, a promoção turística da cidade reforça este ano o Turismo de Base Comunitária (TBC) na praia de Castelhanos, além de pacotes de cinco ou duas noites, incluindo possibilidades de passeio de escuna, mergulho, visitas a praias e ao Centro Histórico da Vila. Diante desses atrativos, o próprio diretor mundial de portfólio da WTM, Claude Blanc, escolheu Ilhabela como o destino brasileiro de natureza em seu próprio plano de viagens após a feira em São Paulo.