Vagas nas Escolinhas de Vela em Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela amplia o número

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 04/04/2019

Prefeitura de Ilhabela amplia o número de vagas nas Escolinhas de Vela

Desde 2017 o número de alunos saltou de 151 para 280

 

Ilhabela está fazendo jus ao título de Capital Nacional da Vela, investindo forte na modalidade.  Segundo o Departamento Náutico da Secretaria de Esporte e Lazer, desde o começo da gestão, foram realizadas 30 competições e centenas de velejadores foram beneficiados com o Programa de Ajuda de Custo, que os auxilia a custear despesas como alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em provas, transporte e outras despesas relativas ao desempenho esportivo.

Além disso, a Administração tem investido na categoria de base através das duas Escolinhas de Vela. De 2016 para 2017, ampliou-se em mais de 50% o número de alunos atendidos; de 70 para 151. No final de 2018 já se atendia 228 e, neste ano (2019), foi realizada a rematrícula de grande parte dos alunos de 2018 e chamados mais de 120 novos alunos que estavam na lista de espera. A expetativa é que esse ano as escolas, juntas, atendam cerca de 300 alunos.

O secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho, falou sobre a expectativa. “Esse ano tem tudo para ser melhor que o ano passado, aumentamos o número de alunos, duplicamos o número de embarcações para atender as duas escolinhas e acrescentamos novas classes, agora teremos Optimist, Dingue, Snipe, 420, Lazer e Day Saler, sem contar com as aulas de Stand Up no núcleo no Sul”, comentou o secretário.

Os títulos e números comprovam que os investimentos têm dado bons frutos. Só no ano passado, a Escola de Vela Lars Grael levou o título de melhor do Estado de São Paulo, sem contar com títulos individuais e classificações para competições importantes, como o mundial de Optimist. “Este trabalho só está sendo possível devido a entrega e dedicação de toda equipe”, afirmou Beto.

A pasta responsável ressalta ainda a participação efetiva dos pais no dia a dia da escola, com orientações, dicas e principalmente críticas construtivas. “Tudo isso está nos proporcionando fazer melhorias físicas e pedagógicas durante essa trajetória”, destacou o professor Felip Nascimento, responsável pela formação inicial dos jovens velejadores.

Além de ampliar o número de vagas, a Secretaria de Esporte e Lazer, lançou o Projeto “Mulheres Velejadoras”, que consiste em um projeto de fomentação da vela, destinado às mulheres a partir dos 18 anos. O programa tem 15 vagas e terá duração de dois meses. As interessadas devem se direcionar à Escola de Vela Lars Grael, munidas de documentos com foto, comprovante de endereço e atestado médico.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo