Secretaria de Meio Ambiente replanta árvores alvos de vandalismo
Pasta solicita que os moradores e visitantes usufruam, de forma responsável, dos benefícios proporcionados pelas árvores
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue, desde 2018, com a realização do projeto “Floresta Urbana”. A iniciativa visa cumprir uma das diretivas propostas pelo Programa Município VerdeAzul, do qual a cidade faz parte e subiu 255 posições segundo a última avaliação.
O objetivo, segundo informou a pasta responsável, é tornar o município mais arborizado por intermédio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica nas calçadas e ciclovias. A presença de árvores nas vias urbanas traz inúmeros benefícios, como a diminuição da temperatura, bem-estar psicológico, sombra para pedestres, ciclistas e até mesmo veículos, fornece alimento e abrigo para fauna, proteção contra o vento, redução da poluição sonora e redução do impacto de água da chuva.
Apesar de todos esses benefícios, a Secretaria de Meio Ambiente informa que registou alguns atos de vandalismos contra as árvores plantadas, como furtos e quebras. “Esses atos são extremamente prejudiciais para todos, pois o cultivo de árvores demanda verba pública, tempo e dedicação por parte da equipe do Viveiro Municipal Aroeira e, quando vão para a via pública, trazem diversos benefícios aos moradores”, afirmou a pasta.
Na última quarta-feira (10), foram replantadas 13 árvores na avenida Princesa Isabel, entre o Perequê e a Barra Velha, com o objetivo de substituir os espécimes vandalizados.
A pasta solicita que os moradores e visitantes usufruam, de forma responsável, dos benefícios proporcionados pelas árvores
Município VerdeAzul
O Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo, divulgou, recentemente, o Ranking da Certificação de 2018. Ilhabela aparece na 76ª posição, 255 a mais do que a última classificação de 2017, na qual aparecia na 331ª colocação.
De acordo com o programa, que tem como diretivas: arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, educação ambiental, esgoto tratado, estrutura ambiental, estrutura e educação ambiental, gestão das águas e outros, o arquipélago evoluiu 287,4%, totalizando 76.70 pontos.
Ilhabela é a segunda cidade do Litoral Norte melhor classificada. Essa foi a melhor colocação da história de Ilhabela, que já chegou a ocupar a 531ª colocação na segunda avaliação de 2017, e o 420º lugar em 2014.
Serviço: Mais informações em http://twixar.me/4j5K.