Classe Finn em Ilhabela
Velejador é brasileiro, do Clube Naval Charitas / Marinha do Brasil
O Campeonato Sul-Americano da Classe Finn, realizado no último final de semana, em Ilhabela, foi um grande sucesso. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Brasileira da Classe, da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e Federação Paulista, o evento reuniu no arquipélago cerca de dez barcos.
O grande campeão desta edição foi o velejador brasileiro, do Club Naval Caritas / Marinha do Brasil, Antônio Carvalho Moreira, que elogiou o evento e falou do título. “Além de estar feliz pela vitória, sinto-me com a sensação de dever cumprido, sensação de que toda minha dedicação e esforço nos treinos têm trago resultados positivos e isso me deixa mais feliz ainda. Foram quatro dias de regatas maravilhosas, Ilhabela sempre nos proporciona provas incríveis. Toda a comissão técnica, o pessoal que organizou o evento, estão de parabéns”, destacou.
Os títulos pelas categorias Master e Gran Master ficaram com Ricardo Santos, do Yacht Club Santo Amaro, e Arcélio Moreira, do Club Naval Charitas, respectivamente.
Na cerimônia de abertura do campeonato, realizada na última quinta-feira (18), o secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, agradeceu o apoio da CBVela, da Associação da classe e da Federação Paulista e falou do orgulho de Ilhabela ser escolhida para sediar o Sul-Americano.
O secretário também aproveitou o momento de sua fala para convidar as pessoas presentes para a Semana Internacional de Vela Oceânica, marcada para acontecer entre os dias 13 e 20 de julho.
Sobre a Classe Finn
Finn é um barco de quinze pés para um velejador. É uma classe olímpica da vela. O barco Finn foi projetado pelo designer sueco Rickard Sarby, para a Olimpíada de 1952, em Helsinque. Desde a estreia, em 1952, o barco esteve presente em todas as Olímpiadas de Verão, tornando-o um dos veleiros mais numerosos.