Prefeitura de Ilhabela realiza projeto Integralização da Saúde e Direito na Escola
O projeto é desenvolvido pela UBS Barra Velha com seis escolas da comunidade
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o projeto Integralização da Saúde e Direito na Escola, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra Velha, em parceria com seis escolas do bairro: E. M. Benedita Salinas Santos, E. M. Terezinha de Jesus Ferreira, E. M. Dr. Salvador Arena, E. M. Prof.ª Dr. ª Ruth Correia Leite Cardoso, E. M. Eurípedes da Silva Ferreira e E. E. Maria Gemma de Souza Oliveira.
As atividades iniciaram nesta segunda-feira (13), e seguem até sexta-feira (17), em três unidades escolares (Benedita Salinas, Terezinha e Salvador Arena), com programação voltada aos alunos e família, com palestras, orientações, apresentações teatrais e apreciação com contação de história.
A iniciativa consiste no desenvolvimento do diálogo e a troca de conhecimento entre alunos, UBS gestores, pais e professores no que se refere à garantia da saúde, dos direitos humanos e direito da criança e adolescente no território de responsabilidade compartilhada entre os setores de saúde e de educação.
O projeto surgiu a partir do estudo da realidade da área de entorno de atuação da UBS Barra Velha, onde foi verificada a necessidade do estreitamento do convívio e atendimento com as crianças, tendo em vista que o público atendido é, em sua maioria, adolescentes.
A construção intersetorial de ações de educação e saúde tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolvimento saudável dos estudantes com o estímulo e promoção da saúde, direito, deveres e responsabilidades, gerando melhorias no aproveitamento pedagógico, na socialização escolar e comunitária, além de favorecer o futuro desenvolvimento pessoal e profissional.
Entre as medidas, estão a realização de atividades em parceria com outros setores de acordo com o interesse dos educadores e educandos; ações de melhoria da qualidade de vida para as crianças; realização de orientações, palestras, atividades e eventos sobre as questões da saúde como um todo, com ênfase a Saúde Mental e Direito da criança e adolescente; capacitação dos professores sobre questões a serem replicadas para os alunos; analisar a problemática apresentada, buscando soluções possíveis aos conflitos encontrados; entre outros.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ao final de cada ano, será realizada a avaliação das ações, com resultados em cada setor, tendo como base impactos sociais, impactos internos e externos no ambiente escolar, impacto familiar, satisfação e saúde.
A pasta explica ainda que a escola é um espaço privilegiado para a construção da cidadania. “Um convívio respeitoso pode ser capaz de contribuir para a garantia dos direitos humanos no sentido de evitar as manifestações da violência e fomentar a construção da cultura da paz”.
Confira a programação:
E. M. Terezinha de Jesus Ferreira
15/5 – quarta-feira
9h: Apreciação de contação de história (pedagoga)
– João e o Pé de Feijão
– Os Três Porquinhos
16/5 – quinta-feira
13h30: Apreciação de contação de história (pedagoga)
– João e o Pé de Feijão
– Os Três Porquinhos
E. M. Benedita Salina
15/5 – quarta-feira
16h: Orientação aos pais (terapeuta ocupacional / pedagoga)
– Vínculo pais e filhos
17/5 – sexta-feira
16h: Orientação aos pais (nutricionista)
– Seletividade Alimentar
16h30: Apreciação de contação de história (pedagoga)
– João e o Pé de Feijão
– Os Três Porquinhos
E. M. Dr. Salvador Arena
15/5 – quarta-feira
8h: Orientação aos pais (terapeuta ocupacional / pedagoga)
– Vínculo pais e filhos
16/5 – quinta-feira
08h: Orientação aos pais (enfermeira)
– Ausência de afeto e consequências
9h: Apreciação de contação de história (pedagoga)
– João e o Pé de Feijão
– Os Três Porquinhos
17/5 – sexta-feira
8h: Orientação aos pais (nutricionista)
– Seletividade Alimentar
9h: Teatro (ACS – Equipe Garoupa)
– Xô Piolho