e reforça conscientização em Ilhabela
Na última quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Ilhabela realizou o 'Dia D de Combate à Dengue'. O evento, que reuniu alunos e educadores na Quadra do PEII Barra Velha, marcou o encerramento do projeto “Juntos Contra a Dengue”, realizado ao longo de 2024 em parceria com a Secretaria de Educação do município. O projeto tem como objetivo sensibilizar e envolver a comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O evento foi um grande sucesso e contou com a formatura de mais de 120 brigadistas mirins, alunos das escolas municipais E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci e E.M. Prefº Eurípedes da Silva Ferreira. Após meses de capacitação sobre o combate à dengue, os alunos receberam seus certificados com grande entusiasmo. O ponto alto da cerimônia foi a apresentação das músicas produzidas pelos próprios alunos, que encantaram a todos os presentes. As canções sobre o tema foram acompanhadas por palmas, e até os educadores se uniram aos alunos nas performances, demonstrando o impacto positivo da ação.
Com a certificação, as crianças se tornam multiplicadoras de boas práticas de prevenção, desempenhando um papel essencial na conscientização da comunidade sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito e adotar hábitos saudáveis para evitar a propagação da doença.
A Coordenadora de Informação, Educação e Comunicação em Saúde voltada à prevenção da dengue, Regina Célia Peixoto, destacou a eficácia da iniciativa: "Desde 2022, o projeto tem gerado excelentes resultados. Recebemos constantemente relatos de pais e membros da comunidade que dizem como a garotada está aplicando as ações de combate ao mosquito em suas casas e nos seus bairros. Já estamos planejando a continuidade do projeto para 2025, com o apoio da Secretaria de Educação, que é essencial para o sucesso da ação."
Os participantes puderam explorar estandes interativos, onde foi possível observar larvas do mosquito Aedes aegypti sob microscópios, conhecer os equipamentos utilizados no controle do vetor e aprender sobre controle biológico com a presença de peixes barrigudinhos. O público também teve acesso a jogos educativos e folhetos informativos, que reforçaram a mensagem de prevenção.
O encerramento ficou por conta da peça teatral "Um Reino Sem Dengue", adaptação do texto de Alda de Miranda, que emocionou os presentes ao transmitir uma forte mensagem de conscientização sobre a importância da prevenção da dengue.
O Secretário Adjunto de Saúde, Maurílio Bianchi, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Educação: "Ações como essa têm um impacto muito positivo, não só nas escolas, mas em toda a comunidade. Esperamos que esses alunos levem para casa tudo o que aprenderam e se tornem agentes de mudança na luta contra a dengue e outras doenças evitáveis. Além disso, é fundamental lembrar a todos sobre a importância da vacinação. A imunização contra doenças é uma poderosa ferramenta de prevenção, que ajuda a proteger nossa comunidade de surtos. Prevenção é sempre o melhor caminho."
O projeto “Juntos Contra a Dengue” tem como principal objetivo capacitar alunos para atuarem como agentes multiplicadores de informações sobre a prevenção e o controle do Aedes aegypti. Em 2024, o projeto envolveu 49 turmas de 11 escolas municipais, capacitando mais de 800 alunos para contribuir ativamente no combate à dengue.
Com o sucesso do evento e o envolvimento da comunidade escolar, a Secretaria de Saúde já está organizando as atividades para 2025. "Vamos preparar uma nova programação para o próximo ano, com o intuito de ampliar ainda mais os resultados alcançados até agora", afirmou Regina Célia.
O projeto segue firme no propósito de educar, prevenir e mobilizar toda a população de Ilhabela no enfrentamento da dengue. O espírito da campanha pode ser bem representado pelo trecho de uma das músicas apresentadas pelos alunos no evento, que fez todos os presentes cantarem juntos: “‘Xô dengue, pode sair, aqui em Ilhabela nem pense em vir.’”