no combate ao abandono de animais
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, intensifica as ações de conscientização e combate ao abandono de animais durante o período de férias, conhecido como Dezembro Verde. Com o aumento da temporada de verão, especialistas locais reforçam o compromisso com o bem-estar dos animais, destacando a importância de uma adoção responsável e a posse consciente durante as festas de fim de ano.
O Brasil enfrenta um cenário alarmante com mais de 30 milhões de animais em situação de abandono, um problema crescente, onde fatores como a mudança de locatários, turistas irresponsáveis e a negligência por parte dos tutores têm contribuído para o aumento de cães e gatos abandonados nas ruas.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde e Bem-estar Animal de Ilhabela - COMSBEA, Simoni Trigo, destaca que o abandono de animais não só prejudica a qualidade de vida dos animais, mas também coloca em risco a saúde pública. "Estamos trabalhando ativamente para intensificar as ações de combate ao abandono, promovendo a conscientização da população e fortalecendo a rede de apoio para garantir que os animais recebam o cuidado e respeito que merecem", afirma Simoni.
Simoni destaca que o COMSBEA, através do Programa de Respeito Animal da Secretaria da Saúde de Ilhabela, busca combater o abandono dos animais por meio de ações essenciais como castração, microchipagem, vacinação e consultas veterinárias. Para 2025, as ações irão incluir palestras sobre Educação Humanitária em Saúde e Bem-Estar Animal, além da capacitação de profissionais que atuam no canil temporário da Prefeitura.
Luiza Rezende, veterinária do Centro de Referência Animal de Ilhabela – CRA, explica que o foco principal do centro é a castração. "Realizamos buscas ativas para capturar animais em situação de rua que ainda não foram castrados. Após a captura, fazemos a castração e todo o acompanhamento pós-operatório aqui no CRA, e depois encaminhamos os animais para as feirinhas de adoção", explica.
Ela também destaca os impactos negativos do abandono de animais: "Quanto mais animais abandonados, mais riscos de acidentes e zoonoses, além de mais animais procriando nas ruas quando não estão castrados. A população precisa ter a consciência de que, ao adotar um animal, ele não é um objeto que pode ser descartado a qualquer momento. Existe um dever e responsabilidade na criação deles, e é por isso que chamamos isso de posse responsável."
Em casos de abandono, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a polícia, também toma medidas legais. "Quando descobrimos os tutores dos animais abandonados, entramos com processo criminal, pois o abandono é crime. Além disso, temos um setor responsável pela emissão de multas, quando necessário", completa Luiza.
Com a intensificação da fiscalização no período de férias, a Prefeitura de Ilhabela reforça que abandonar animais é crime, conforme a Lei Federal 9.605/98 e a Lei Federal 14.064/20, que aumentou a pena de detenção para até cinco anos. O Secretário Adjunto de Saúde de Ilhabela, Maurílio Bianchi, enfatiza: "A colaboração entre o poder público, a sociedade e os cidadãos é fundamental para combater o abandono de animais. O Programa de Respeito Animal é uma ferramenta essencial para promover a conscientização e garantir o tratamento digno aos animais."
Neste Dezembro Verde, a Prefeitura de Ilhabela convida a todos a se unirem na luta contra o abandono de animais. Para mais informações entre em contato com o Centro de Referência Animal – CRA pelos telefones (12) 99106-8209 e (12) 3895-7229.