Novo Centro de Apoio Pedagógico

Novo Centro de Apoio Pedagógico

Saiba Mais

20/02/2025
Author avatar
Prefeitura de Ilhabela

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, realizou, na tarde da última terça-feira (18), a entrega da nova unidade do Centro de Apoio Pedagógico Inclusivo (CAPI), que atenderá os alunos da rede municipal de ensino. Com uma estrutura moderna e equipada, o espaço proporcionará um ambiente mais adequado para o atendimento especializado das crianças e adolescentes do município.
 
“O CAPI é um espaço fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens, oferecendo suporte especializado e acompanhamento contínuo para garantir uma educação inclusiva e de qualidade. Essa entrega representa mais um avanço no nosso compromisso com a educação de Ilhabela”, afirmou Colucci.
 
O novo CAPI conta com dez salas destinadas a atendimentos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e nutrição. Além disso, dispõe de um pátio para atividades psicomotoras, auditório, sala de reuniões, sala de integração sensorial, sala de avaliação para Ensino Fundamental II e uma cozinha experimental voltada para atividades relacionadas à seletividade alimentar. A nova estrutura garantirá mais conforto tanto para os profissionais quanto para os alunos atendidos.
 
O secretário de Obras e Planejamento Urbano, Flávio Miranda, ressaltou que, “o compromisso foi entregar um espaço planejado com toda a estrutura necessária para atender os alunos e profissionais da educação com qualidade. O novo prédio do CAPI reflete o cuidado e a atenção da Prefeitura em proporcionar ambientes adequados para o aprendizado e o atendimento especializado”.
 
Estiveram presentes na solenidade de entrega o vice-prefeito de Ilhabela, João Pedro Reale Colucci, as vereadoras Enfermeira Nalva e Nanci Zanato, secretários municipais, além de representantes da sociedade civil e organizada.
 
O Centro de Apoio Pedagógico Inclusivo (CAPI) tem a missão de acolher, avaliar e acompanhar os estudantes encaminhados pelas unidades escolares, além de oferecer suporte às famílias. Os profissionais da rede municipal de ensino também recebem orientação e capacitação contínua para identificar e acompanhar os alunos assistidos. O encaminhamento aos especialistas ocorre após avaliação diagnóstica do aluno, com a ciência dos pais ou responsáveis.
 
Além disso, o CAPI atua em intervenções pontuais, como no atendimento de crianças que necessitam de suporte em fonoaudiologia. Já as intervenções pedagógicas são conduzidas pelo setor de Atendimento Municipal de Educação Especializada Inclusiva (AMEEI) em cada unidade escolar. O município também conta com parcerias importantes para a rede de apoio, incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Barreiros.
 
“A entrega do novo CAPI representa um grande avanço para a educação inclusiva em Ilhabela. Com um espaço moderno e acolhedor, poderemos oferecer um atendimento ainda mais qualificado para nossos alunos, garantindo que cada criança tenha o suporte necessário para se desenvolver plenamente”, concluiu a secretária de Educação, Lídia Sarmento.
 
Homenagem a João de Souza Barbosa
 
O CAPI tem como patrono “João de Souza Barbosa”, figura histórica de Ilhabela e conhecido como Joãozinho, nascido em 1920 na Praia Pedra do Sino. Empresário e político, foi vereador entre 1968 e 1973 e vice-prefeito de Ilhabela de 1989 a 1992. Além disso, ajudava moradores no transporte entre Ilhabela e São Sebastião com sua embarcação. Seu legado de dedicação à comunidade está eternizado no CAPI, refletindo sua contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo