Doutores da Alegria
A Secretaria de Saúde de Ilhabela promoveu, na última quarta-feira (19), uma oficina especial para profissionais de Saúde Bucal e da Academia da Saúde, com a presença de Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria.
O evento, realizado no Centro Educacional e Cultural da Praia Grande, reuniu mais de 60 profissionais diretamente envolvidos no atendimento à saúde da população de Ilhabela. Além de apresentar a iniciativa voltada para os pacientes, o encontro teve como objetivo promover a saúde mental dos trabalhadores da saúde, oferecendo técnicas que auxiliam na redução do estresse no ambiente de trabalho.
Com mais de 30 anos de experiência em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, o Programa de Palhaços em Hospitais, fundado por Nogueira, já realizou mais de 2,5 milhões de intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.
Durante a oficina, Wellington realizou atividades lúdicas e promoveu uma roda de conversa, compartilhando suas experiências e reflexões sobre como o humor pode ser uma ferramenta poderosa na humanização dos atendimentos. Ele também destacou a importância de integrar alegria e empatia ao cuidado da saúde, fortalecendo o vínculo entre profissionais e pacientes.
De forma descontraída, o palestrante conseguiu envolver todos os participantes, que saíram do evento contagiados pela energia positiva e pela proposta de agregar mais humanidade às práticas de atendimento.
A dentista Janayna Resende, do Centro de Especialidades Odontológicas, conta que durante a oficina se lembrou do tempo em que atuava com crianças na UBS e se vestia de Fada do Dente para tornar o ambiente mais acolhedor e divertido durante os atendimentos. Ela destaca a importância de manter a alegria e descontração também nos atendimentos aos adultos. "Atualmente, trabalho com pacientes que necessitam de próteses dentárias, um público muito delicado, que muitas vezes chega tímido. Sempre tento criar um ambiente leve e divertido, o que facilita muito o progresso do tratamento", contou Janaína.
Wellington Nogueira esclareceu que a cultura do Doutores da Alegria é voltada para fazer humor com respeito. “Essa oficina é importante para compartilhar nossos valores éticos e mostrar como essa iniciativa, que já inspirou mais de mil programas pelo Brasil, pode ser uma ferramenta poderosa nos atendimentos médicos. Foi uma honra estar aqui. A receptividade do grupo foi muito bonita e generosa, posso dizer que deu liga em Ilhabela”, refletiu.
Para a Secretária de Saúde de Ilhabela, Lucia Reale, essa ação é fundamental, pois reforça o compromisso da Prefeitura com a humanização e excelência no atendimento. “A saúde vai além do tratamento físico. Promover um ambiente mais acolhedor faz toda a diferença no processo de cura e no bem-estar dos pacientes", afirmou.