Temporada de cruzeiros agita Ilhabela

Temporada de cruzeiros agita Ilhabela

Saiba Mais

01/04/2025
Author avatar
Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela recebeu, neste final de semana, duas importantes escalas de cruzeiros que reforçam sua posição como um dos principais destinos do segmento no Brasil. No sábado (30), o mega iate Scenic Eclipse chamou a atenção de moradores e turistas. O iate de expedição tem capacidade para apenas 228 hóspedes e conta com dois helicópteros e um submarino. A bordo, estavam turistas americanos, canadenses e europeus que puderam conhecer as belezas do arquipélago.
 
Já no domingo (31), foi a vez do MSC Poesia atracar na cidade com cerca de 3.300 passageiros argentinos. Esta foi a última escala do navio nesta temporada em Ilhabela, marcando mais um momento de grande movimentação econômica para o município.
 
A temporada de cruzeiros segue com números expressivos, já superando os recordes da edição passada e consolidando-se como a maior dos últimos anos. No entanto, as escalas dos navios World Navigator (04/04) e World Traveler (07/04) foram canceladas devido a uma mudança estratégica da companhia, que priorizará cruzeiros de expedição para Ushuaia até pelo menos 2027.
 
Para encerrar a temporada, Ilhabela ainda receberá o Costa Diadema, maior navio da Costa Cruzeiros em águas brasileiras, nos dias 8, 12 e 16 de abril.
 
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância do setor de cruzeiros para a economia local e a estratégia para fortalecer ainda mais esse segmento. "O cenário é muito positivo e fruto do trabalho que estamos realizando. Na próxima semana, participaremos da Seatrade Cruise Global, a mais importante feira do setor, para apresentar Ilhabela e o Brasil ao mundo. Sabemos da relevância desse segmento para nossa economia, por isso mantemos o foco no desenvolvimento, garantindo bons resultados também para 2025 e 2026."
 
De acordo com a Clia Brasil, um estudo da FGV aponta que o gasto médio por passageiro em terra ultrapassa R$ 600, resultando em uma injeção de aproximadamente R$ 100 milhões na economia local. O impacto positivo abrange restaurantes, bares, cafés, passeios turísticos, guias de turismo, serviços de transfer e táxis, além da comercialização de souvenires, artesanatos e roupas.
 
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger, reforçou que o Brasil vive um dos melhores momentos no setor de cruzeiros e que Ilhabela já está se preparando para a próxima temporada. "Além do trabalho de promoção em feiras e das negociações com as companhias marítimas, temos uma excelente infraestrutura para receber os passageiros. Investimos na qualificação dos prestadores de serviços e na manutenção dos atrativos turísticos, garantindo uma experiência cada vez melhor para os visitantes."

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo