O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi dos Palmares, um escravo conhecido como líder do Quilombo dos Palmares. Em alusão à data, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, traz uma programação cultural especial em comemoração à data, para moradores e turistas, entre os dias 15 e 20 deste mês, na Praia do Perequê.
A prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, contou a importância da comemoração da data “Pretendemos com estas ações contribuir para a construção do pensamento igualitário e assim, levar a um processo de reflexão mais profunda sobre a cultura negra no desenvolvimento desse país, devido a isso que trabalhamos em união, sempre lutando para valorizar a cultura negra e fazer valer o direito de todos”.
A secretária de Cultura Esméria Regina, completou “A contribuição do arquipélago na valorização de todas as manifestações culturais é de extrema importância, pois faz com que os munícipes tenham acesso a essa cultura, nessa semana, iremos comemorar a luta a grande luta”.
O objetivo da programação é de promover o debate e reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Confira a programação:
16/11
12h – Concentração na Elvira Estourasse com o grupo Marabantu e caminhada até o local da festa
14h – Abertura de Oficinas e Exposição
14h- Contação de Histórias “Histórias dos Quilombos” com João Acaiabe
15h30 – Bata Lata – Escola José Benedito e Professor Pedro
17h- Dj Tom Veloso
19h30 – Missa lnculturada Afro
20h30- Show Diniz e Banda
22h30 – Show Almirzinho