Exposição O Retrato da Comunidade
O fotógrafo Felipe Samurai, de Ilhabela, prepara uma nova exposição do projeto O Retrato da Comunidade, desta vez com moradores do bairro da Barra Velha. Conhecido por focar novamente seu olhar sensível e apurado sobre as questões comunitárias e socioculturais do arquipélago, a mostra traz ao público fotografias autorais das famílias da Barra Velha, moradores das comunidades da Coroa do Camarão, Buraco do Morcego, Buraco Fundo e Alto da Barra.
A nova fase do trabalho apresenta cinco exposições e a abertura ocorre no Espaço Cultural Pés no Chão no dia 28 de fevereiro, seguindo até 20 de abril em locais como Escola Ruth Cardoso, Escola Paulo Renato, Supermercado Colina e na “Subida do Morro é diferente”.
A entrada é franca e indicada para todos os públicos. A direção de produção é de Débora Bergamini e o projeto foi viabilizado por meio do edital de fomento à cultura, promovido pela Prefeitura.
Além da exposição, o projeto conta com galeria de fotos no site, assim como textos e registros audiovisuais produzidos pelo fotógrafo durante o processo de pesquisa, disponibilizados nas redes sociais. O material foi produzido pelo artista ao longo de três meses de inserções semanais no bairro.
A fotografia documental de Felipe Samurai já deu visibilidade aos moradores do Morro dos Mineiros no Itaquanduba, de 2019 a 2021 e gerou resultados profundos e emocionantes sobre o cotidiano da classe trabalhadora do bairro, com exposição ao ar livre na Fazenda Engenho D’Água.
“É um trabalho de fotografia documental voltado para resgatar a história e valorizar a identidade da população residente em Ilhabela, resultando em material de valor documental e histórico, marco de valorização de parte relevante dos trabalhadores que ajudaram e ajudam a construir a cidade de Ilhabela e, quase nunca, têm sua memória e legado valorizados” aponta Samurai. “Tem o propósito de sensibilizar e apresentar ao público a importância da fotografia em nossas vidas, demonstrando a possibilidade de registrar fotograficamente a existência das transformações em nosso território, naturais ou proporcionadas pelas interações culturais”, finaliza.
Confira o Cronograma das Exposições
Espaço Cultural Pés no Chão
De 28 de fevereiro a 07 de março
Rua Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela – SP
Escola Prof.ª Drª Ruth Correia Leite Cardoso
De 9 de março a 16 de março
Rua Gerson Peres de Araújo, 331 – Barra Velha, Ilhabela – SP
Escola Paulo Renato Costa Souza
16 de março a 23 de março
Estr. do Camarão, 455 – Barra Velha, Ilhabela – SP
Supermercado Colina
23 de março a 06 de abril
Rua dos Carijós, 125 – Barra Velha, Ilhabela – SP
Subida do Morro
08/04 até 20/04
Rua Virgilio Basilio da Silva, 122 – Zabumba, Ilhabela – SP