Atualiza sua Vacina
UBS Itaquanduba disponibiliza vacinas de rotina e contra Influenza neste sábado
Moradores do bairro Itaquanduba em Ilhabela podem atualizar a caderneta de vacinação neste sábado (15) das 8h às 16h na Unidade Básica de Saúde do bairro, localizada na rua Capitão Baltazar M. Gonzales, 104. Além da atualização de todas as vacinas de rotina do calendário estadual também será ofertada vacina contra influenza para grupos prioritários.
Para atualizar a caderneta de vacinas é necessário apresentar documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. O calendário estadual inclui imunização contra tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), meningite C, hepatite B, pneumo10, rotavírus, febre amarela e BCG, entre outras. Também será possível atualizar o esquema vacinal contra Covid-19.
Para receber a dose contra Influenza é preciso estar inserido em um grupo prioritário: idosos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas no período de até 45 dias após o parto, professores, trabalhadores de transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, caminhoneiros, povos indígenas, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A campanha de vacinação contra Influenza segue até o dia 31 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ilhabela até o dia 31 de maio a vacinação contra influenza para grupos prioritários. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. O horário de atendimento nas UBSs é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h além dos horários estendidos conforme calendário da secretaria de Saúde.
Dia Mundial da Saúde
Ilhabela antecipou o início da campanha de vacinação contra Influenza durante a ação realizada no último dia 6, em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7 de abri). Na ocasião, além da vacina contra influenza, a população contou com testes rápidos, orientações e atividades de saúde.
Mais de 600 pessoas passaram pelas tendas de serviços, contabilizando 272 testagens rápidas (HIV, sífilis e Hepatite B e C), 49 testagens glicêmicas, 87 aferições de pressão arterial e 171 orientações sobre saúde bucal, saúde da mulher, nutrição, saúde mental e combate a doenças como dengue, zika e chikungunya e 101 doses da vacina Influenza. O evento contou ainda com uma vivencia de saúde mental e emocional sobre “higiene do sono”.