Audiência Pública - Regras de Avistagem de Baleias em Ilhabela
Audiência Pública!
Câmara de Ilhabela realiza, HOJE, segunda-feira (28/08), às 18 horas, Audiência Pública para discutir e regulamentar o turismo de avistagem (tratar sobre regras de avistagem de baleias).
A Audiência foi solicitada através de requerimento assinado pela vereadora Diana Matarazzo Almeida, que em sua justificativa ressaltou que, o turismo de observação de baleias e golfinhos é muito importante para a economia das cidades e para os animais, sendo uma maneira das pessoas conhecerem essas espécies, admirá-las e mudarem seus próprios hábitos para atitudes mais sustentáveis ajudando na conservação. Porém, se esse turismo não for realizado de maneira correta e responsável, pode ser prejudicial, podendo ainda causar graves danos.
A vereadora ainda enfatizou que, considerando que até a primeira quinzena de junho, 63 jubartes foram avistadas em Ilhabela, número muito superior ao mesmo período de 2022, quando foram registradas 15, de acordo com o Projeto Baleia à Vista, torna-se necessária a realização de audiência pública com intuito de regulamentar a avistagem de baleias, visto a multiplicidade de barcos e similares que se aproximam dos animais, colocando em risco não só as espécies marinhas, mas também os turistas.
Em seu requerimento, Diana ainda salientou que até o momento não há fiscalização e regramento específico na comarca de Ilhabela. E nesse sentido, com intuito de preservar a avistagem de baleias e estimular o turismo, torna-se imprescindível a participação democrática dos munícipes e os órgãos competentes para regularização do observatório de baleias.
Foram convidados a participar da Audiência, a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Freire e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger.
A Audiência será realizada no Plenário do Legislativo e contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais: Facebook, Youtube e site www.camarailhabela.sp.gov.br.