Ilhabela terá oficina de direção cinematográfica amanhã
O Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo (MIS), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza, amanhã (25), a oficina “Direção Cinematográfica Artística”, das 13h às 21h, na Biblioteca e Videoteca Municipal Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha.
Segundo a organização, a oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante por todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro e da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme.
A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema pela apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. “Passaremos por toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e entenderemos bem como funcionam coisas tão vitais, como a utilização de lentes e assim por diante, dosando e sendo uma aula enérgica – bastante teórica, mas com muitas aplicações práticas”, informa a coordenação.
A oficina será ministrada por Luan Kardoso, responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções”, fundado em 2010. Desde então, realizou mais de 20 trabalhos como diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, oito clipes musicais, um documentário sobre o saudoso Cinema Belas Artes – “Cine Belas Artes – Consolação, 2423” – que foi selecionado para o festival de Cuba, e realizou a produção e direção geral do média colaborativo “Críticos Momentos”.
Como escritor, Kardoso tem duas publicações infanto-juvenis e uma coluna quinzenal sobre cinema no site Cine Alerta, vinculado à MTV. Beneficiados com o edital do programa VAI, da Prefeitura de São Paulo, em 2014, 2015 e 2017, a equipe da “Quixó”, pôde instigar novas experimentações e encarar aventuras ainda mais ousadas, como a realização do curta “Identidades”, obra de suspense psicológico que envolve diversos personagens e uma infinidade de técnicos e colaboradores.
A oficina é gratuita e podem participar pessoas acima dos 16 anos. As inscrições (serão disponibilizadas 20), devem ser feitas pelos telefones (12) 3895-8890 e (67) 8139-7711 – WhatsApp, ou pessoalmente no prédio da biblioteca.
Serviço: A Biblioteca e Videoteca “Prefeita Nilce Signorini” está localizada na avenida Princesa Isabel, nº 2626, na Barra Velha.