Abertura do Festival Vermelhos acontece nessa sexta-feira com show da cantora Maria Rita
Durante 16 dias o festival contará com grandes atrações como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança, a Jazz Sinfônica e um tributo à Bossa Nova
A cantora Maria Rita se apresenta no dia 2 de agosto na abertura do Festival “Vermelhos 2019 – Música e Artes Cênicas”, abrindo a comemoração da quinta edição do evento, que acontece até 18 de agosto, sempre de sexta a domingo, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos. Um teatro de 1.100 lugares e outros espaços em meio à mata atlântica e com vista para o mar.
O Festival Vermelhos conta com apoio da Prefeitura de Ilhabela, acontece até o dia 18 de agosto e segue a proposta de oferecer à população do litoral uma atividade fora do período de alta temporada e conta com extensa programação de concertos e recitais de música erudita e apresentações de dança e de música popular e instrumental. A mistura do repertório clássico à dança e à música instrumental e popular constitui a matriz do evento, estabelecida desde a sua 1ª edição em 2015 com o objetivo de levar ao público uma visão ampla, diversificada e atual da produção cultural no campo da música e das artes cênicas.
Para Samuel Mac Dowell de Figueiredo, diretor geral do Festival e do Instituto Baía dos Vermelhos, “estamos em um período em que a produção cultural precisa crescer e ser maior que as adversidades. O festival de Vermelhos está aí para mostrar que a arte e a cultura têm papel fundamental nessa transformação”.
Na programação deste ano, o festival apresentará expoentes da música erudita como a pianista Cristina Ortiz, o maestro Roberto Minczuk e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além da violinista sul-coreana Jiyoon Lee e do maestro Cláudio Cruz com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e dos recitais de piano de Marcelo Bratke, Sonia Rubinski e Juliana Steinbach. As sopranos Ana Schwedhelm e Carla Cottini apresentarão um especial Concerto Barroco no Anfiteatro cercado pela Mata Atlântica e dois outros concertos, programados para as paróquias da cidade com o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho e com um ensemble comandado por Júlio Medaglia com os solistas Ulisses Rocha e Júlia Abdalla, assegurarão a forte participação da música barroca no festival. Uma montagem da suíte PorgyandBess com a Orquestra Jazz Sinfônica regida por João Maurício Galindo e os solistas Marly Montoni e Leonardo Neiva dará sequência ao ciclo iniciado em 2018 com West SideStory e outras obras do repertório de óperas e musicais da Broadway.
A dança será representada pela São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa e, a música popular e instrumental brasileira e o jazz terão lugar especial com apresentações que irão do registro da importância para a MPB de Amilton Godoy, Dori Caymmi, Carlos Lyra e João Donato e dos consagrados Maria Rita, Zélia Duncan, André Mehmari, Ulisses Rocha, Banda Mantiqueira e Nelson Ayres à vanguarda de Hamilton de Holanda, Ricardo Herz, Ana Setton e os detentores de Grammy do Trio Corrente.
Na sua conclusão, o festival trará um concerto especial de música eletroacústica a cargo de Flo Menezes, uma experiência desafiadora no ambiente cultural do Litoral Norte.
Oficinas Culturais e Masterclasses
A programação 2019 de Vermelhos terá duas séries de Oficinas Culturais e Masterclasses de clarinete e de violão, apresentadas respectivamente pelo clarinetista LuisMontanha e pelo violonista Ulisses Rocha. As séries serão dirigidas gratuitamente a alunos e ouvintes e seu regulamento e procedimentos de inscrição serão anunciadas em breve.
Conversas Com o Público
O Vermelhos 2019 trará ainda as Conversas Com o Público, uma série de debates sobre temas relacionados à cultura e a eventos do próprio festival. Suas sessões acontecerão ao longo da programação e nos intervalos entre os espetáculos, nos novos espaços criados ao lado dos restaurantes do Centro Cultural. Essa novidade procura conduzir a participação do público a uma experiência de renovação e absorção de ideias, a partir de uma visão ampla, diversificada e atual da produção cultural no campo da música e das artes cênicas.
Atividades Gratuitas
Mantendo o compromisso com as comunidades locais, o festival realizará programações gratuitas abertas ao público. Além das Oficinas Culturais e Masterclasses e das Conversas Com o Público, serão atividades gratuitas o Concerto do Dia dos Pais e os concertos levados às Igrejas da cidade. Em todos os demais eventos serão disponibilizados ingressos gratuitos para distribuição ao público pela Prefeitura de Ilhabela.
Restaurantes
Novos espaços em Vermelhos recebem este ano uma estrutura de restaurantes para que o público possa almoçar e jantar no Instituto nos dias de apresentações.
Sobre o Instituto Baía dos Vermelhos
O Instituto Baía dos Vermelhos é o mantenedor do Centro Cultural Baía dos Vermelhos. Concebido como um programa de integração social, é um complexo e uma instituição de produção e distribuição cultural que está situado próximo à Baía dos Vermelhos (nome que faz referência ao Vermelho, peixe típico da região), em Ilhabela, São Paulo. Os espaços que integram o Centro Cultural são o Teatro de Vermelhos, o Anfiteatro da Floresta e a Residência de Vermelhos, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas que promovem a criação e a ampliação de oportunidades no campo das manifestações artísticas e culturais.
Programação Vermelhos 2019
2/8 – Sexta-feira
21h – Maria Rita: voz e piano
3/8 – Sábado
11h – Marcelo Bratke e Dori Caymmi
+ André Mehmari Trio
16h – Ensemble Barroco
Fernando Cordella, regência e cravo
Ana Schwedhelm, soprano
Carla Cottini, soprano
20h30 – Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
Cristina Ortiz, piano
3/8 – Domingo
11h – Nelson Ayres e Ricardo Herz, piano e violino
+ Amilton Godoy Trio
17h – Sujeito a Guincho, quinteto de clarinetes
Gratuito na Paróquia N.Sra. D’Ajuda
9/8 – Sexta-feira
21h – São Paulo Companhia de Dança, direção artística de Inês Bogéa
10/8 – Sábado
11h – Cristina Ortiz, piano
16h – Anna Setton, voz
+ Ulisses Rocha, violão
19h – Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
Cláudio Cruz, regência
Jiyoon Lee, violino
11/8 – Domingo
11h – Trio Corrente +
Banda Mantiqueira
17h – Orquestra Barroca – Gratuito na Paróquia N.Sra. Aparecida
Júlio Medaglia, regência
Ulisses Rocha, violão
Júlia Abdalla, flauta doce
16/8 – Sexta-Feira
21h – “Bossa Nova in Concert”
Carlos Lyra
João Donato
Wanda Sá
Paula Morelenbaum
17/8 – Sábado
11h – Sonia Rubinsky, piano
16h – Hamilton de Holanda
+ Zélia Duncan e Jacques Morelenbaum, voz e violoncelo
20h30 – OrquestraJazz Sinfônica
João Maurício Galindo, regência
Juliana Steinbach, piano
Marly Montoni, soprano
Leonardo Neiva, barítono
18/8 – Domingo
11h – “Música Eletroacústica”
Flo Menezes, compositor
Cassia Carrasqueira, flauta
PIAP, percussão
Serviço:
5º Festival Vermelhos Ilhabela
2 a 18 de agosto de 2019
Ilhabela – SP
Ingressos: R$ 15,00 a R$ 120,00
Os ingressos para a o festival Vermelhos 2018 podem ser adquiridos online no site www.vermelhos.org.br ou nos pontos de venda em Ilhabela:
Sérgio Hette Imóveis – Rua Dr. Carvalho, nº 2, Vila
Via Marina – Av. Riachuelo, nº 6.730, Bexiga
Teatro De Vermelhos – Av. Dr. Mário Covas, nº 11.970 (a partir de 2 horas antes dos espetáculos)
Para os eventos gratuitos, os ingressos devem ser retirados a partir de uma hora antes do início do evento, mediante disponibilidade.