A ação ocorrerá no dia 26 de outubro (sábado), a partir das 10h, em diversas praias da cidade
Como parte da extensa programação da Semana do Lixo Zero, a ser realizada entre os dias 21 e 26 do próximo mês, uma promoção da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vem aí a segunda edição do World Cleanup Day (Mutirão de Limpeza dos Mares). A ação ocorrerá no dia 26 de outubro (sábado), a partir das 10h, em diversas praias da cidade, e contará com o apoio de operadoras de mergulho local.
São elas: Mar e Vida, Ilha Divers, Narwhal, Oceano Sub, Prados’ dive, Alpha Mergulho e Colonial Diver, além do Project Aware, Padi e Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado.
A Secretaria de Meio Ambiente informa que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 20 milhões de toneladas de plástico são despejadas anualmente nos mares, prejudicando assim, a vida dos animais marinhos e também, o ciclo biogeoquímico do planeta. Além de prejudicar a vida marinha, essa poluição afeta diretamente a vida dos seres humanos, uma vez que, duas a cada cinco pessoas vivem perto do ambiente marinho e três entre cada sete dependem dos recursos marinhos para sobreviver.
A pasta responsável complementa ainda que o ambiente marinho também exerce influência na vida daqueles que não moram em regiões litorâneas, pois é o maior responsável pela absorção de carbono e, consequentemente, pela regulação climática. Atualmente, os oceanos são vistos pela ONU como foco de conservação, pois são considerados fundamentais para manutenção da vida na Terra.
Sucesso de participantes e ações, a última edição do Cleanup recolheu 310kg de lixo subaquático em Ilhabela. Os interessados em colaborar devem entrar em contato com empresas de mergulho locais para avaliar a disponibilidade da operadora. Para 2020 já estão programadas mais três ações como essa.