Pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada no Bonete
Além do grande público-alvo, crianças e adolescentes, toda a sociedade civil organizada da comunidade está convidada a participar do encontro
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ilhabela (gestão 2017-2019), realizará na próxima quarta-feira (15), uma Pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá a partir das 10h, na escola da Comunidade Tradicional do Bonete, no extremo sul da cidade.
A Pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente atende às diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com foco na qualificação de políticas em benefício da infância e adolescência. Sua realização se dará por meio da parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a Prefeitura de Ilhabela, representada pelas Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e Educação, bem como pelas organizações da sociedade civil que integram o conselho.
Seu principal objetivo é mobilizar e ouvir crianças e adolescentes de forma lúdica para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral à crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.
Além de crianças e adolescentes, o CMDCA espera reunir toda a comunidade para debater sobre a promoção e a defesa de direitos desse público.
Letícia Souto Maior, presidente do CMDCA, explanou sobre o evento. “Avançar na garantia de direitos significa, entre outros, contemplar as especificidades de cada comunidade. É preciso criar espaços de participação social em que a população pode se expressar e contribuir para a construção de uma política de atendimento qualificada e efetiva para nossas crianças e adolescentes”, falou.
“Temos avançado na área e continuaremos ouvindo todos os moradores, incluindo os das Comunidades Tradicionais. O evento dará voz às crianças e adolescentes para que retratem sua realidade e participem ativamente da elaboração de políticas públicas que os defendam e protejam”, frisou o prefeito Márcio Tenório.