Ilhabela realiza formatura do Programa Educacional de Resistência às Droga nesta sexta-feira
Foto: Ronald Kraag
Cerca de 280 alunos de 5º ano receberão o certificado do Proerd
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação e da Polícia Militar, realiza nesta sexta-feira (21), às 9h, na quadra do PEII da Barra Velha, a formatura dos cerca de 280 alunos de 5º ano da rede municipal, referente à conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos amigos e auxílio para as crianças dizerem não às drogas, e é ministrado por policiais militares. “Estamos cuidando para que as nossas crianças e adolescentes saibam identificar e se afastar de pessoas, que possam oferecer drogas a elas, sejam essas cigarros comuns, bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de entorpecentes”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
A facilidade ao acesso às drogas é uma preocupação constante da Secretaria de Educação. “Quando algumas de nossas crianças ou adolescentes entram neste mundo, sentimos que falhamos ou os perdemos. Por isso trabalhamos com a prevenção, com a orientação e o Proerd é um grande aliado, e já faz parte da rotina dos alunos, que muitas vezes precisam apenas de alguém que os ouçam; o dialogo é fundamental”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.
A secretária salienta ainda a importância da família, para dar continuidade ao aprendizado dos alunos. “O Proerd faz a diferença quando a família participa e é de extrema importância para fortalecer o conteúdo do programa, conscientizar e ensinar as crianças a dizerem não as drogas, para que elas sejam vencedoras não só hoje, mas no futuro também”, finalizou Lopes.
Além do trabalho com os estudantes de 5º ano, a Polícia Militar, também realiza visitas quinzenais, às creches e escolas de educação infantil, com o projeto “Primeiro Encontro”. “Nesta ação, apresentamos o Léo (mascote do Proerd) para os pequenos, com o intuito de quebrar o medo que muitos deles têm de nós, policiais militares. A visita também permite que as crianças entrem nas viaturas e falem no rádio”, explicou o cabo Waldemar, professor do Proerd.
Proerd
O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar.Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.
As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas.
O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.