refeitura de Ilhabela realiza Fórum de Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial
A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Sebrae, realiza na próxima terça-feira (08/06), às 18h o evento online “Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial”.
O evento trará uma visão de como aproveitar os talentos criativos do território e seu potencial na geração de renda e emprego para Ilhabela e região.
Em um mundo no qual produtos e serviços são cada vez mais parecidos, países e regiões vêm apostando em uma estratégia imbatível para gerar emprego, renda e atratividade de talentos.
O evento contará com a palestra de Ana Carla Fonseca, conferencista e consultora na temática junto a 32 países, fazendo um percurso Brasil adentro e mundo afora, além de uma análise das tendências que se apresentam para o empreendedorismo criativo.
Após, debateremos com quatro experiências de territórios que vêm se transformando a partir da valorização de sua identidade e da articulação de seus atores. Uma visita privilegiada aos processos em curso no Vale do Ribeira paulista, em São Luiz do Paraitinga e em Ilhabela.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: http://bit.ly/debate_economiacriativa_inscrições.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, ressalta a importância da parceria com o Sebrae.
“Ao assumirmos a gestão, o prefeito Toninho Colucci nos deu o desafio de propor estratégias para fomentar o turismo e dinamizar a economia local com ações inovadoras e sustentáveis e o Sebrae é um parceiro importante para superarmos este desafio. Apostamos no desenvolvimento do setor de Economia Criativa como estratégia para valorizar os produtores e os talentos de Ilhabela e esse será um evento importante para os interessados em inovar neste momento de pandemia”, destaca.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta que é papel do poder público incentivar o fomento de iniciativas que visam o desenvolvimento das atividades econômicas. “Cursos, palestras, eventos e qualificação são instrumentos importantes que podemos proporcionar ao cidadão de Ilhabela como estímulo na geração de emprego e renda”.
Programação – terça-feira, 08/06
18h: Boas-vindas
18h15: Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial – inspirações e provocações – Ana Carla Fonseca
19h: Da.Ma.Ta Ecoturismo, do turismo à vivência – Danilo Taino, Empreendedor criativo de Ilhabela
19h10: Revela.eco, economia circular solidária de vento em popa – Denise Rangel, Empreendedora criativa de Ilhabela.
19h20: São Luiz do Paraitinga, um enclave de singularidades criativas – Luciana Machado, gestora cultural e Diretora de Turismo e Cultura de São Luiz
19h30: Vale do Ribeira, terra de valentes – Carlos Alberto Pereira Jr., historiador e ex-Secretário de Cultura de Registro
19h40 – Debate com os painelistas
20h10 – Encerramento
Biografia Ana Carla Fonseca
Administradora Pública (FGV, onde se formou aos 20 anos); Economista, Mestre cum laude em Administração, Doutora em Urbanismo (USP, com a primeira tese sobre cidades criativas no Brasil, considerada a melhor tese prática do biênio, pela FAU-USP) e detentora de um MBA Executivo (Fundação Dom Cabral), concebeu cursos pioneiros em economia criativa e cidades, na Fundação Getulio Vargas e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), sendo docente convidada da Universidad de Alcalá (Espanha) e do Centro de Treinamento da Organização Mundial do Trabalho (Itália). Liderou projetos globais em inovação e gestão do conhecimento por 15 anos, baeada na América Latina, em Londres e Milão, 10 dos quais para a Unilever.
É fundadora da Garimpo de Soluções e do Instituto Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em 5 línguas. Escreveu vários livros seminais, tendo sido agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia, por Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (2007) e finalista em Urbanismo, com Cidades Criativas (2013), além de ter desenhado e editado várias antologias digitais internacionais, como Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008), primeira obra no recorte e Cidades Criativas – Perspectivas (2009). Assessora para a ONU e o BID, foi Coordenadora Técnica do projeto Território Criativo DF e de vários planos de economia criativa, a exemplo do primeiro plano regional de economia criativa do Brasil, para 22 municípios do Vale do Ribeira, da Marca-Território Vale do Jequitinhonha e do Plano Porto Rico Capital Americana de Cultura.
Foi cocuradora do primeiro ano da Arena de Economia Criativa do Farol Santander, que ajudou a conceber e do projeto “Hackeando Futuros”, do centro de inovação do Facebook; é Diretora de Conteúdo da ExpoGestão (maior congresso de gestão do Sul), há 16 anos, do Seminário Internacional “Cidades que se Reinventam” (em sua quarta edição). Membro de vários conselhos consultivos, como da Virada Sustentável e do Comitê de Avaliação das OS de Cultura do Estado de São Paulo, venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.