Race Village e Semana de Vela

com inclusão social e acessibilidade

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 27/07/2018

Race Village e Semana de Vela com inclusão social e acessibilidade

Na tarde da última terça-feira (24), os alunos da escola da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Ilhabela e seus familiares, tiveram uma experiência a bordo do Hospitality Boat, o barco contratado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo para levar visitantes e moradores para acompanhar de perto as regatas que acontecem durante a 45ª Semana Internacional de Vela.

O convite foi feito à Apae pelo segundo ano consecutivo, e cerca de 20 pessoas ligadas à associação aproveitaram o passeio que saiu do píer da Vila no fim da manhã e retornou próximo às 14h. Entre elas estava Deisy Moreira Lima, diretora da Apae. “O passeio foi super proveitoso para os alunos; eles adoraram acompanhar a largada e ver os veleiros. Tiraram muitas fotos, e ainda havia frutas frescas e água no barco durante todo o percurso”, mencionou.

Deisy Lima comentou também sobre o reflexo que esse tipo de atividade tem no comportamento dos alunos, explicando que quanto mais se trabalha na inclusão social de pessoas excepcionais, mais sua autoestima e sua capacidade de socialização melhoram. “O passeio no barco não foi específico para eles, os alunos estavam no barco junto com outras pessoas, sendo inseridos na sociedade, e isso os ajuda de forma geral como cidadãos”, completou.

 

Acessibilidade nas atrações

Para além da inclusão social, a acessibilidade também foi pensada durante a instalação dos espaços que abrigam as atrações do Race Village, para que pessoas com deficiências físicas e cadeirantes pudessem desfrutar sem dificuldades das atividades oferecidas. Um exemplo é o cinema, disputadíssimo, e que também recebeu a presença dos alunos da Apae, entre eles alguns cadeirantes, durante sessão da última sexta-feira (20), a convite da Prefeitura junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

“A acessibilidade é uma questão sempre levantada pela Administração antes dos nossos eventos, e estamos sempre atentos a promover acesso facilitado a todo o público. Ano passado tivemos as rampas nos stands, esse ano trabalhamos para fazer melhor e ano que vem esperamos evoluir ainda mais”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Bruniele Patrícia, também cadeirante, veio com a mãe Vanessa, de São José dos Campos para aproveitar o evento, e disse considerar muito bom o fato de a organização do evento se preocupar com a instalação de rampas de acessibilidade. “Estivemos aqui ano passado e agora esse ano de novo, e está melhor. Assisti ao filme e pude aproveitar muito”.

Saindo de terra firme, no cinema e nos stands, e indo para o mar, de carona no Hospitality Boat, Deisy, Lima disse se surpreender quando um dos alunos da Apae, com deficiência física, teve total acesso à embarcação sem nenhuma dificuldade, garantindo um bom aproveitamento do passeio. “Não foi preciso tira-lo da cadeira de rodas. A cadeira entrou, achei o máximo, pois quanto mais acessibilidade tivermos melhor será o turismo em Ilhabela”, exaltou a diretora da Apae.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo