Com iluminação da fachada em amarelo

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 10/09/2021

Com iluminação da fachada em amarelo, Hospital de Ilhabela divulga o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Hoje, 10 de setembro, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. “Criando esperança por meio da ação” é a frase de inspiração para a campanha deste ano do Setembro Amarelo, que foca na necessidade do fortalecimento na sociedade da esperança de que podemos ser mais inclusivos e menos individualistas, dando a nossa contribuição para a redução no número de suicídios.

Segundo o diretor do Hospital Mário Covas Junior, Henrique Simões, a ideia é inspirar a atitude, a esperança não passiva, que provoca movimento e convida para a ação, seja coletiva ou individual.

“É importante destacar que todos nós podemos fazer parte das mudanças de nossa sociedade, numa grande corrente pela vida, com atitudes construtivas para enfrentar juntos nossos medos e desafios, sempre atentos e dispostos a ajudar quem está mais frágil”, disse.

O Hospital Municipal Mário Covas Júnior apoia essa iniciativa e para difundir essa data trocou as cores de iluminação de sua fachada pela cor amarela.

Atualmente a equipe do Hospital conta com o serviço de psicologia hospitalar que dá suporte aos pacientes e seus familiares, além do serviço de psiquiatria que faz o atendimento complementar especializado nos casos relacionados à saúde mental. As assistentes sociais também integram o elenco de apoio aos demais profissionais de saúde no cuidado qualificado a todos aqueles que procuram os serviços de urgência/emergência

A secretária de Saúde, Lúcia Reale, ressalta o tabu que ainda existe quando se fala de suicídio. “É responsabilidade de cada pessoa ser disponível para amigos e familiares, com disposição para ouvir sem julgamentos aqueles que estão passando por dificuldades e precisando desabafar”.

Porta de entrada no serviço

A Secretaria de Saúde recomenda procurar a unidade de saúde mais próxima de você. No local, o enfermeiro da equipe irá acolher sua demanda. Após a avaliação, irá direciona-lo para atendimento de acordo com suas necessidades em saúde mental.

No caso de demanda com maior complexidade, com a necessidade de intervenção especializada, o mesmo será encaminhado para o hospital ou Atenção Secundária do município, composta por três serviços de Saúde Mental, o Ambulatório de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial, o Caps I e Caps AD (Álcool e Drogas).

O Ambulatório de Saúde Mental e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

O usuário ou qualquer pessoa que se interesse pelo assunto poderá entrar em contato com a equipe de Saúde Mental do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos telefones (12) 99146-6256 para o Caps 1 e 3896-8030 para o Caps AD.

O CVV, fundado em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

O contato com o CVV pode ser feito pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou pelo site www.cvv.org.br (chat e e-mail), por qualquer pessoa que precise desabafar com a certeza de sigilo e acolhimento.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo