Pedalada e Dia Mundial Sem carro

reúnem cerca de 80 pessoas em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/09/2018

Pedalada da Primavera e Dia Mundial Sem Carro reúnem cerca de 80 pessoas em Ilhabela

Ação recolheu 75kg de resíduos na Praia da Barra Velha

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, realizou no sábado (22), um passeio ciclístico denominado “Pedalada da Primavera”. O evento reuniu 80 pessoas e comemorou a chegada da estação e também o Dia Mundial Sem Carro.

Passeio ciclístico, conscientização ambiental e roda de conversa também integraram a programação, que contou com a participação dos pais, alunos e equipe da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira. “Nossa terra é cercada pela natureza rica em belezas. Por isso é importante que todos respeitem e saibam como cuidar do meio ambiente e de cada ser vivo que o habita e que são fundamentais para todo o nosso ecossistema”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O passeio teve início na frente da escola, de onde os participantes seguiram à pé ou de bicicleta até a praia da balsa, onde além de observarem o ambiente natural e a intervenção humana neste ambiente, realizaram uma atividade de limpeza da região abordando os pedestres, entregando-lhes folhetos de sensibilização produzidos pelas crianças e chamando a atenção destes sobre a importância do cuidado com a natureza em nossa cidade. “Quando a criança ou os adolescentes são protagonistas das ações que promovemos, elas se sentem importantes, valorizadas e integradas”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.

O objetivo do passeio foi criar possibilidades de estreitamento da relação das famílias com os educadores da escola, além de, propiciar aos estudantes a oportunidade de exercerem a cidadania de forma lúdica. “Criamos condições para que estes estudantes assumam papel de protagonistas na defesa do ambiente natural de nossa cidade e contribuir para a limpeza de uma região fundamental na procriação da fauna marinha de Ilhabela”, explicou o professor João Carlos.

Na praia, os participantes realizaram a coleta de resíduos, roda de conversa e de palestras ministradas pela diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Esméria da Silva. “Recolhemos 75kg de resíduos. Após a coleta, próxima a vegetação de marisma e mangue, formamos uma roda de conversa, onde expliquei o que era o mangue e sua importância”, finalizou Esméria.

 

Passeio Ciclístico da E.M. José Antônio Verzegnassi 

Outra ação de sucesso em atenção ao Dia Mundial Sem Carro foi o Passeio Ciclístico, promovido pela direção da E.M. José Antônio Verzegnassi, do bairro da Água Branca.

O evento, que também aconteceu no sábado (22), reuniu um público estimado em cem pessoas, entre famílias, alunos e equipe da unidade.

 

Dia Mundial sem Carro

Comemorado em 22 de setembro, o “Dia Mundial Sem Carro” é uma data internacional com objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor a redução da dependência dos carros e motos para a locomoção.

No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do “Dia Mundial Sem Carro” em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

O principal objetivo do “Dia Mundial sem Carro”, como o seu próprio nome indica, é estabelecer um dia em que as pessoas apenas utilizem os seus automóveis em caso de real necessidade, procurando o uso de transportes de massa ou de bicicletas. A depender do caso, vale também ir a pé, quando as distâncias são menores. Com isso, espera-se que as pessoas emitam menos poluentes oriundos dos meios de transporte.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo