Projeto oferece práticas de canoa

polinésia para mulheres mastectomizadas

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 10/04/2023

Projeto oferece práticas de canoa polinésia para mulheres mastectomizadas, pessoas com deficiência e pacientes CAPS em Ilhabela

Promover a inclusão! Esse é o objetivo do projeto Pá na Água, mantido pela Prefeitura de Ilhabela, que prevê prática de canoa polinésia para mulheres mastectomizadas, pessoas com deficiência permanente e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer com apoio da Santa Casa de Misericórdia e visa incentivar a inclusão de todas as pessoas em atividades esportivas.

A canoa polinésia, também conhecida como canoa havaiana, tem como peculiaridade um segundo casco que serve como estabilizador e permite que o aparelho mantenha velocidade sem comprometer estabilidade. A prática dessa modalidade pode ser feita de forma individual ou em grupo. Para as pessoas com deficiência, o esporte possibilita melhora na coordenação motora, fortalecimento muscular e iteração com outras pessoas.

O projeto atende 24 pessoas nas bases Alpha e Paddle, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Os encontros são realizados de segunda a quinta-feira em duas turmas e são organizados pelos educadores físicos da Academia da Saúde, com apoio de uma intérprete de libras para auxiliar as pessoas surdas. As práticas são ministradas pela equipe base Alpha.

Vitória Santiago é aluna do Pá na Água e apoia a iniciativa. “Eu sempre gostei de atividades físicas e esse projeto me trouxe uma nova sensação de liberdade e vontade de viver! Estou me sentindo feliz novamente após uma quimioterapia”, afirma.

Projetos de Inclusão

Outros projetos da Secretaria de Saúde visam incluir pessoas com deficiências, como por exemplo o Projeto Peixinho Azul e as Aulas de Alongamento Adaptadas, ambos promovidos pela Academia da Saúde. O Projeto Peixinho Azul oferece aulas de adaptação ao meio líquido para crianças dentro do espectro autista, com idade mínima de três anos e máxima de 11, que estejam em tratamento e encaminhadas por médico ou terapeuta do serviço de saúde municipal.  Já as aulas de alongamento são realizadas na Casa da Melhor Idade e são voltadas aos idosos com comorbidades diversas, com idade acima de 60 anos.

 

 

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo