Bom humor na comunidade de Castelhanos

Comunidade caiçara de Castelhanos

Saiba Mais

Camila Prado 04/05/2023

Cia Las Titis leva arte, bom humor e
práticas de bem estar para temporada
na comunidade caiçara de Castelhanos


Cia Las Titis, em uma das apresentações que integram o projeto (foto:Renan Perobelli).

Com o projeto “Cada um sabe…”, a dupla de artistas Iris Fiorelli e
Mi Chan Tchung passa duas semanas na Baía de Castelhanos,
em Ilhabela (SP), onde realiza performances e ações que envolvem a participação dos moradores. Para fechar a estadia em grande estilo, haverá dois SHOWS DE TALENTOS com apresentações em 5 e 6 de maio, estrelados por pessoas da comunidade e abertos ao público. 

Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é. É em grande consonância com esse trecho da música de Caetano Veloso que nasceu o projeto “Cada um sabe…”. Inspiradas pela frase do artista, a Cia Las Titis, que combina técnicas de dança, palhaçaria e performance, desenvolveu um projeto para realizar uma residência artística construída em conjunto com os moradores da Baía de Castelhanos. “Queremos celebrar a subjetividade dos moradores dessa comunidade tradicional!”, declara Iris.

Para isso, levaram em conta que cada um sabe sobre a dor e a delícia de morar no paraíso natural de Castelhanos, que cada um sabe fazer algo de que gosta muito e que pode divertir ou emocionar os outros, que cada um sabe transformar suas próprias experiências em poesia. “Cada um sabe…” é um convite aos habitantes de Castelhanos a se conectarem com aquilo que torna cada um único. “A gente acredita que a arte tem um grande poder de transformação”, conta Mi Chan.








Cenário natural: a dupla em ação em plena praia! (fotos: Greg Crawford).

A intenção primordial da Cia Las Titis, portanto, é conhecer e amplificar o potencial criativo dos moradores de Castelhanos, convidando-os para práticas físicas, chás e rodas de partilha, escutando-os, estimulando-os e compartilhando saberes. Também oferecem apresentações e oficinas artísticas, finalizando a temporada com dois Shows de Talentos, estrelados pelos moradores. 

Na primeira semana de interação com a comunidade, Las Titis visitaram algumas casas, escolas e espaços de encontros dos moradores, realizando intervenções inusitadas, e finalizaram com a apresentação do espetáculo Titis Tour. Na segunda semana, que está acontecendo agora, os moradores estão sendo convidados a acompanhá-las nos seus treinamentos diversos, como dança, yoga, respiração, automassagem, meditação, improvisação, jogos etc.  Estas práticas servirão como preparativos para os Shows de Talentos, que terão Las Titis como mestres de cerimônia.

Turistas são bem-vindos a assistir aos Shows de Talentos - nada mal aproveitar um lugar com tudo o que ele pode oferecer de mais especial: a natureza e as pessoas que há tempos vivem por lá!

DATA, HORA E LOCAL dos Shows de Talentos: em 5/5, no canto da Lagoa; e em 6/5, no canto do Ribeirão. Ambos às 17h, e com pipoca!


Diversão garantida! (foto: Felipe Samurai) / Artistas preparando um chá, uma prática compartilhada nesta temporada (fotos:Linna Karo).

Todas as ações do projeto, contemplado no edital 39/2022 PEC Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura do Município de Ilhabela, são gratuitas e destinadas à população local. Como forma de dar continuidade no trabalho com a comunidade e gerar um efeito multiplicador, as artistas também irão oferecer duas oficinas de Improvisação com a equipe de saúde atuante na Comunidade, beneficiando nove profissionais da rede pública. Também contemplado no projeto, um mini documentário sobre todo o processo será lançado em breve. Acompanhe notícias no instagram da Cia Las Titis: https://www.instagram.com/cialastitis/ e não perca suas divertidas extravagências!

 

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo