Ilhabela se prepara para os 50 anos da

tradicional Semana Internacional de Vela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 31/05/2023

Ilhabela se prepara para os 50 anos da tradicional Semana Internacional de Vela

Ilhabela, detentora do título de “Capital Nacional da Vela”, está em ritmo de preparação para celebrar os 50 anos da tradicional Semana Internacional de Vela. O evento, que reúne os melhores velejadores da América do Sul nas competições de Oceano e Monotipos, promete transformar a cidade em um verdadeiro centro da modalidade durante o mês de julho.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca a importância da Semana Internacional de Vela para os amantes dos esportes náuticos, ressaltando que o evento oferece uma oportunidade única de desfrutar de atividades culturais e gastronômicas para os moradores locais, participantes e turistas.

Para dar início às comemorações, a Prefeitura de Ilhabela realiza, de 14 a 16 de julho, a Semana de Monotipos na Escola Municipal de Vela "Lars Grael". Essa competição antecede a Semana Internacional de Vela e reforça o título de Capital Nacional da Vela, além de impulsionar o turismo, a geração de renda e a economia da cidade durante a baixa temporada.

A Semana de Monotipos deve contar com a participação dos melhores velejadores do Brasil e do mundo nas classes Optimist, Dingue, ILCA 4/6/7 (Laser 4.7, Radial e Standard), Snipe, 420, Open Bic, Finn, Hobie Cat 16 e Wing Foil Race.

A partir de 23 de julho, tem início a Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Oceano, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela com o apoio da Prefeitura. O evento é aberto para diversas classes, como Bico de Proa, C30, Clássicos, HPE25, VPRS, Multicasco, ORC e RGS. Até o dia 30 de julho, mais de 100 barcos participarão de regatas em percursos variados.

As regatas têm presença confirmada de velejadores renomados, incluindo Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt, Martine Grael e outros campeões olímpicos e medalhistas de eventos como os Jogos Pan-Americanos e campeonatos mundiais.

O velejador e secretário de Esporte e Lazer de Ilhabela, Bruno Prada, expressa entusiasmo em relação à 50ª edição da Semana de Vela, ressaltando a importância e o orgulho desse evento que se tornou o maior encontro de vela na América Latina. Segundo ele, será uma grande festa em comemoração à essa marca histórica.

Sobre - A primeira edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela ocorreu em 1969, com um intervalo até seu retorno às águas do litoral paulista em 1974. Desde então, o evento se estabeleceu como uma competição anual e, a partir de 1980, passou a incluir veleiros de oceano além dos monotipos.

A competição concedeu a Ilhabela o título de "Capital Nacional da Vela" e é considerada uma das maiores do iatismo na América Latina. Neste ano, em celebração aos 50 anos do evento, a Prefeitura de Ilhabela promete um evento histórico, celebrando a tradição do esporte náutico e a preservação do meio ambiente.  

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo