Ação de Educação Ambiental promove

conscientização na observação de baleias

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 27/07/2023

Ação de Educação Ambiental em Ilhabela promove conscientização sobre observação de baleias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Defesa Civil de Ilhabela e o Instituto Baleia Jubarte realizaram uma ação de educação ambiental em Ilhabela no último fim de semana com o objetivo de conscientizar os tripulantes das embarcações sobre as regras e normas para a observação de baleias.

A engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Kátia Freire, ressaltou a importância desse trabalho. "O objetivo é conscientizar os tripulantes das embarcações sobre as regras e normas para a observação de cetáceos, como a Portaria 117/96 do IBAMA, que regula as embarcações que operam nas águas jurisdicionais brasileiras", destacou.

Durante os dois dias de atividade, a equipe orientou dezenas de embarcações que estavam realizando a atividade turística, incluindo aquelas que operam profissionalmente e as embarcações particulares. A ênfase foi dada à importância de não perturbar os animais e garantir que eles não sofram estresse, o que possibilita um aumento nas chances de avistamento.

Além das ações educativas, a equipe teve o privilégio de presenciar um verdadeiro espetáculo proporcionado pelas baleias Jubarte que estão em migração pelas águas de Ilhabela. Saltos, borrifos e acrobacias foram flagrados com frequência ao longo dos dias, encantando tanto os participantes da ação quanto os turistas presentes.

A observação de cetáceos tem sido cada vez mais frequente no Litoral Norte de São Paulo e os pesquisadores acreditam que Ilhabela possa ter, em um futuro próximo, sua própria população de baleias jubarte, assim como ocorre no renomado Arquipélago de Abrolhos (BA).

A ação de educação ambiental em Ilhabela teve um impacto significativo na conscientização dos tripulantes de embarcações, contribuindo para a preservação das baleias e para o desenvolvimento de um turismo sustentável na região.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo