Dia mundial de Limpeza de Rios e Praias

Ilhabela mobiliza comunidade

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 20/09/2023

Ilhabela mobiliza comunidade no Dia mundial de Limpeza de Rios e Praias e retira cerca de 230kg de lixo do meio ambiente

No dia 16 de setembro, milhares de pessoas se uniram em todo o mundo para participar do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Em Ilhabela não foi diferente, o evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceiros, teve como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância de manter rios e praias limpos, bem como incentivar a adoção de hábitos ambientalmente responsáveis.

A ação ocorreu na Praia do Perequê e na Praia Grande, além do Parque das Cachoeiras. Diversas equipes de voluntários se mobilizaram para limpar as margens das trilhas, cachoeiras, mares e praias. Equipados com luvas, sacos de lixo e muita disposição, dedicaram seu tempo para recolher resíduos que poluíam essas áreas naturais. Foram retirados 232 kg de lixo nos três locais das atividades.

"A preservação de nossos rios e praias é fundamental para garantir um ambiente saudável para todos os moradores e visitantes. Essa ação de limpeza é uma oportunidade de conscientização e engajamento da comunidade em prol da conservação de nossos recursos hídricos”, declarou o prefeito Toninho Colucci que também é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

Além da atividade de limpeza, o evento também contou com a participação de profissionais e especialistas ambientais do Instituto Argonauta e do Viva Instituto Verde Azul, que realizaram palestras informativas sobre o impacto da poluição dos rios e praias na vida marinha, bem como sobre medidas para prevenção e combate à poluição.

Uma das principais mensagens transmitidas durante o evento foi a importância da conscientização e mudança de comportamento em relação ao descarte inadequado de resíduos.  Com a conscientização, espera-se que cada indivíduo compreenda a sua responsabilidade e adote práticas sustentáveis, evitando a poluição dos recursos hídricos.

"Estamos muito orgulhosos de ver tantas pessoas se unindo em prol do meio ambiente. A participação de voluntários e instituições parceiras é essencial para combater a poluição e promover a conscientização sobre a importância de preservar nossas águas”, destacou a secretária de Meio Ambiente a engenheira florestal, Kátia Freire.

"Dar um basta à poluição dos rios e praias é um desafio coletivo, que exige a participação de todos. Com engajamento da sociedade e ações individuais, podemos preservar esses recursos valiosos para as futuras gerações", ressaltou a Diretora de Controle de Poluição, Bernadete Fernandez.

A ação contou com a participação de parceiros e colaboradores, como a Secretaria Municipal de Saúde, CVI/IEQ, Secretaria Municipal de Serviços Municipais, Instituto Argonauta, Instituto Viva Verde Azul, Associação de Monitores, Alpha Mergulho Ilhabela, Oceano Sub Mergulho Ilhabela, Aquáticos Ilhabela, Mergulhado Ilhabela, Ilhabela Rugby Clube, Rotary Club de Ilhabela, Rotaract Club de Ilhabela, Colégio Objetivo, Naewhal Mergulho, Parque Estadual, Assoc. de Moradores da Água Branca, Espaço Biocinesia, Supermercado Frade e Minimax.

 

RESULTADOS DAS AÇÕES:

Parque das Cachoeiras

Latas: 1kg

Tecido: 2,3kg

Plástico: 12,7kg

Vidro: 8kg

Papel: 1,6kg

Metais: 5,7kg

Borracha: 0,9kg

Bitucas: 72 unidades

Outros: 2,8kg

Total: 35kg de resíduos coletados

Praia do Perequê

Plástico: 106kg

Têxtil: 27,45kg

Vidro: 26,10kg

Papel/papelão: 2,39kg

Metal: 1,88kg

Bitucas: 1.056 unidades

Total: 163,82kg de resíduos coletados

Praia Grande

Plástico: 24kg

Madeira: 0,30kg

Papel: 0,400kg

Tecido: 0,50kg

Vidro: 4,46kg

Isopor: 0,44kg

Metal: 2,50kg

Borracha: 1,40kg

Total: 33,61kg de resíduos coletados

 

Total de Resíduos coletados durante a Ação 232kg.

Vale ressaltar que a cidade de Ilhabela tem vários Ponto de Entrega Voluntária PEV’s instalados estrategicamente pela cidade para os seguintes resíduos: vidro, bitucas de cigarros e eventualmente por meio de campanhas os eletrônicos e outros.

Atualmente temos dois PEV de Eletrônicos instalados na cidade, nos respectivos locais:

  • Estacionamento do Mercado Frade - Perequê;
  • Estacionamento do Mercado MINIMAX -Saco da Capela.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo