Ilhabela comemora Dia da Árvore

plantio de 20 mudas da Mata Atlântica

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 22/09/2023

Ilhabela comemora Dia da Árvore com plantio de 20 mudas da Mata Atlântica

Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, plantou 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na Praia do Itaguaçu. Todas as espécies foram desenvolvidas no Viveiro Municipal Aroeira, que disponibilizou para o plantio pés de Ipê, Araçá, Pitanga, Algodão da Praia, Aroeira e Grumixama.

O Dia da Árvore é comemorado em todo mundo no dia 21 de setembro. A data foi escolhida em razão do início da primavera e tem como principal objetivo a conscientização a respeito da preservação dos recursos naturais, desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

De acordo com a engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire, as árvores têm papel preponderante no equilíbrio ecológico da Terra. “Uma árvore é o símbolo da natureza mais representativo, uma das maiores riquezas naturais que possuímos no planeta, desempenhando inúmeras funções fundamentais na manutenção do nosso planeta”, ressaltou.

A ação contou com a presença do Governador Distrital do Rotary Club, Pedro Dalbone, da Presidente do Rotary Club de Ilhabela, Daniela R. Imbriani, o Secretário Adjunto de Administração, Paulo Lamblet, a Presidente do Fundo Social Maria José da Conceição, a Diretora Presidente da Santa Casa de Ilhabela, Kuka Desmonts, a equipe do Viveiro Municipal Aroeira e representantes da sociedade civil.

Plantio

Os convidados puderam manusear as mudas pessoalmente e o Governador Distrital do Rotary Club, Pedro Dalbone, aproveitou a oportunidade para plantar um pé de Aroeira. Houve espaço para quem simplesmente percebeu a ação e também quis participar, como foi o caso do casal de turistas Jucilaine Fernandes Santana Pereira e Fernando Félix, que estavam acompanhados do filho Ricardo, de apenas um ano e seis meses.

O trio, que é da cidade de Marília (SP), plantou um pé de Algodoeiro da Praia. “Ficamos muito felizes de plantar essa árvore. Daqui a alguns anos vamos poder ver esta planta grande e ver que contribuímos pelo menos um pouquinho com a natureza”, disse.

Reciclagem

Nesta quinta-feira (21) também está sendo comemorado um ano de inauguração do novo Centro de Triagem “Nega Malu”, que separa os diferentes tipos de lixo reciclável. A Secretaria de Meio Ambiente, Kátia Freire, ressaltou sobre a importância da data para o município.

“Me sinto muito honrada em estar comemorando estes dois acontecimentos importantíssimos no mesmo dia. O Centro de Triagem “Nega Malu” é mais uma grande conquista da nossa gestão e o trabalho desenvolvido por toda equipe desta secretaria é de suma importância para a preservação do meio ambiente. Quanto mais destinamos corretamente os resíduos, mais preservamos e ajudamos as gerações futuras.”, finalizou.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo