Defesa Civil de Ilhabela

recebe capacitação sobre ressacas

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 07/11/2023

Defesa Civil de Ilhabela recebe capacitação sobre ressacas e inundações costeiras

 

Os agentes de Defesa Civil de Ilhabela participaram nesta terça-feira (7) da capacitação sobre o Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o litoral de São Paulo (SARIC). Os treinamentos foram acompanhados de atividades de campo nas praias.

O SARIC é um novo sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias do litoral paulista. A plataforma será incorporada aos planos de contingência municipais e deve operar já a partir do próximo verão.

Entre as técnicas abordadas na oficina de capacitação para o acesso ao novo sistema estavam discussões sobre erosão costeira e os eventos severos de ressacas do mar e marés altas, além de atividades de campo (simulações).

A capacitação tem como objetivo fortalecer o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) que existe e é colocado em prática desde 2016, para erosão e inundações, enchentes e alagamentos causados por eventos meteorológicos e oceanográficos extremos como ressacas do mar e marés altas.

O PPDC é estruturado em três níveis para eventos costeiros, observação, com vento até 60 km/h, ondas inferiores a 2,0 metros e elevação de maré de até 1,8 metros; atenção, com vento previsto entre 60 e 80 km/h, ondas de 2,0 a 3,0 metros ou elevação de maré prevista entre 1,8 a 2,0 metros e alerta, com vento previsto acima de 80 km/h, ondas acima de 3,0 metros ou elevação de maré prevista acima de 2,0 metros.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo