Nova Estação Meteorológica automática

para emitir alertas em tempo real

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 14/12/2023

Defesa Civil de Ilhabela instala nova estação meteorológica automática para emitir alertas em tempo real

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Habitação e Gestão Territorial, e a Defesa Civil instalaram a primeira estação meteorológica automática do município. Localizada no Corpo de Bombeiros da Barra Velha, na Avenida Profº Malaquias de O. Freitas, 296, a ferramenta serve para monitorar as condições de chuva e vento da região.

 

Anteriormente, o monitoramento era realizado de forma manual. Com a nova estação, o sistema será automatizado e oferecerá a oportunidade de acompanhar as condições meteorológicas em dispositivos móveis em tempo real e, com isso, tornar mais rápido o envio de alertas para comunicar os moradores que vivem em áreas de risco.

 

"A estação meteorológica, criada pelo Instituto BRVANT, foi colocada no Corpo de Bombeiros porque é um protótipo. Mas a ideia é que ela também seja instalada em áreas de crescimento desordenado", explica o diretor do Departamento de Regularização Fundiária Jaderson Felipe Araújo.

 

De acordo com o tenente e diretor da Defesa Civil, Paulo Rodrigues Santana, com a nova estação, é possível prever tempestades e gerar alertas de alagamentos, mantendo as pessoas seguras e diminuindo o prejuízo para a cidade e o cidadão. "O primeiro verbo da defesa civil é a prevenção. Se a gente sabe que naquela região chove mais, aumentamos o monitoramento da área, bem como conversamos com os moradores, levando informação e orientação através de panfletos explicativos”, diz.

 

“Quanto mais estações em diferentes áreas, melhor o nosso controle. Pretendemos instalar mais estações nos pontos vulneráveis, de norte a sul da Ilhabela. São pontos que tem mostrado que chovem mais", acrescenta.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo