Conscientização Ambiental

para descarte adequado do lixo

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 02/02/2024

Prefeitura reforça necessidade de conscientização ambiental para descarte adequado do lixo reciclável

Todos os meses o Centro de Triagem de Ilhabela, sob gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebe toneladas de materiais recicláveis que podem ser convertidos e transformados em novos produtos. Contudo, o descarte inadequado por parte de moradores e turistas impede que uma parcela considerável do total seja reciclada. Hoje, até 17% do lixo reciclável de Ilhabela ainda é descartado por conta de destinação inadequada de moradores e turistas.

No último mês de dezembro 15 toneladas tiveram que ser descartadas como resíduo para o lixo comum, representando um pouco mais de 17% do total de recicláveis no período.

“Por ser uma cidade turística, há variação sazonal na quantidade recolhida. O montante pode até quadriplicar, conforme ocorreu no final de 2023. O material passível de reciclagem saltou de 22 toneladas, em novembro, para 86 toneladas em dezembro. Por isso, a conscientização de turistas também é fundamental para o sucesso no reaproveitamento e transformação do lixo em um ativo ambiental”, destaca a Secretaria de Meio Ambiente, Kátia Freire.

 

Produtos recicláveis

É importante que todos saibam os materiais que podem ser reciclados e evitem o descarte inadequado. Entre os mais importantes, papel, papelão, vidros, embalagens de leite, pneus e plásticos em geral, principalmente garrafas PET.

Já a principal razão para a inutilização dos produtos é a falta de limpeza básica e mal acondicionamento, como a exposição a chuva no caso de papel e papelão. Além disso, ainda há moradores que misturam o lixo reciclável com o orgânico, conforme relata a Secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire.

“Hoje possuímos o Centro de Triagem e mesmo assim vemos ainda moradores que insistem em misturar os tipos de resíduos. É só separar e fazer uma limpeza básica, uma passada de água para tirar a matéria orgânica e pronto, já podemos reaproveitar o material”, ressalta.

A secretária ainda reforça a necessidade de deixar o lixo nos dias corretos e evitar a contaminação do reciclável. “Em Ilhabela temos três tipos de coletas de resíduos em dias diferentes. Se o morador descarta o orgânico no dia errado aquela sacola pode ficar ali, próxima ao reciclável, e pode ser rasgada por cachorros ou até mesmo outros animais, contaminando o material reciclável”, explica.

Para saber o dia correto para o descarte do seu lixo, tanto o orgânico quanto o reciclável, é só conferir no link https://www.ilhabela.sp.gov.br/servicos/coleta-de-lixo/ .

 

Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)

Além do recolhimento residencial de recicláveis, Ilhabela possui 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de vidro espalhados em diferentes pontos da cidade e que já recolheram mais de 16 toneladas em 2023. Até para o material eletrônico também há solução. A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza PEV’s itinerantes para esses objetos, instalados em estacionamentos de supermercados.

 

Destinação

Todo o lixo de Ilhabela recolhido é enviado ao continente. O reciclável vai para o Centro de Triagem, onde é triado, separado e prensado em fardos de acordo com o tipo de produto e destinado a local ambientalmente adequado. Já o orgânico é enviado diretamente para um aterro sanitário devidamente licenciado junto ao órgão ambiental competente.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo