Medidas de prevenção à dengue

são intensificados no Carnaval

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 09/02/2024

Medidas de prevenção à dengue são intensificados no Carnaval de Ilhabela

Coordenadas por um comitê de controle composto pelo prefeito Toninho Colucci e secretários municipais, diversas ações de enfrentamento à dengue estão sendo realizadas em Ilhabela nesta temporada.

Especificamente no Carnaval, a prevenção fará parte do Bloco da Camisinha, que completa 20 anos de desfile na avenida este ano. Entre sexta-feira (9) e terça-feira (13), os agentes de saúde continuarão com o trabalho de vistoria nas casas, com intuito de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypt.

Além disso, estão sendo realizadas ações de mobilização social com enfoque no autocuidado em prevenção à doença, além do mapeamento de locais para acolhimento de casos suspeitos, caso a demanda requeira ajustes nos fluxos de atendimento.

É importante que a população também faça parte desse movimento, cuidando para não haver criadouros em suas próprias residências. No autocuidado, o uso de repelente é indicado principalmente para crianças, idosos, gestantes e pessoas portadoras de uma enfermidade crônica.

Os profissionais de saúde estão passando por capacitação em toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na parte de manejo clínico da doença. Também estão sendo disponibilizados testes rápidos para dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde e disponibilidade de estoque para os insumos estratégicos (medicação, soro de hidratação e outros), destinados à assistência de um paciente com suspeita de dengue.

Entre outras ações, destacam-se a instalação e manutenção da Sala de Comando, a realização do Plano de Contingência aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (COMUS), a contratação emergencial de agentes de saúde destinados a linha de frente contra o Aedes aegypti, os mutirões de vistoria em imóveis com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e a nebulização com inseticida.

Confira algumas medidas simples que podem ser tomadas por toda a população:

– Mantenha a caixa d’água fechada corretamente;

– Receba bem os agentes de saúde e os de combate às endemias;

– Amarre bem os sacos de lixo;

– Coloque areia nos vasos de planta;

– Guarde os pneus em locais cobertos;

– Limpe bem as calhas da sua casa;

– Não acumule sucata e entulho;

– Esvazie garrafas pet, potes e vasos;

– Não esqueça de usar repelente.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo