Prefeitura define medidas de segurança

no Carnaval em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 09/02/2024

Prefeitura define medidas de segurança no Carnaval

O Carnaval está chegando, é tempo de se divertir e, para garantir a segurança de moradores e turistas em Ilhabela, a Prefeitura definiu, na quarta-feira (7), em uma reunião na Secretaria Mobilidade e Segurança, com a presença de instituições e prestadores de serviço, quais medidas devem ser aplicadas nos dias de folia.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda-Vidas (GBMar), controladores de acesso, brigadistas, Trânsito, Defesa Civil, Guarda Patrimonial e secretários municipais, além da concessionária de transporte coletivo na cidade, a Fênix.

No encontro, foi definido que 15 controladores de acesso e 8 brigadistas irão ficar até as 1h, de sexta-feira (9) até terça-feira (13), no Carnaval do Centro Histórico (Vila).

Com o reforço do efetivo militar da Operação Verão, 40 policiais irão atuar em cada dia de folia, oferecendo mais proteção e tranquilidade a todos. Bases móveis ficarão em locais específicos de aglomeração.

O Tenente Coronel Lídio Costa, Subsecretário de Segurança, acredita que a presença da PM, com o Corpo de Bombeiros, e o patrulhamento ostensivo nas ruas, inclusive na entrada da cidade, farão a diferença. “Também teremos os brigadistas para cuidar de eventuais acidentes envolvendo incêndios e primeiro atendimento”.

“Em Ilhabela, investimos pesado para manter a cidade segura para todos. Nesta temporada, contamos com o trabalho e o empenho da PM, que terá o suporte necessário da Prefeitura em todas as ações”, acrescentou Lídio, que informou ainda a presença de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em cada evento.

Bebidas e Assédio

Durante o Carnaval na Vila, está proibida a comercialização de garrafas de vidro e a venda de bebida para menores de idade. Vale lembrar que dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas também não é permitido (Lei Seca no Trânsito).

O Conselho Tutelar da cidade está realizando nesta quinta-feira (8), nos comércios da Vila, uma ação de conscientização e orientação, com relação à proibição de venda de álcool para menores de 18 anos. Eles estão empenhados, também, na campanha do Ministério Público (SP) para evitar o assédio, “Se eu digo não, é não! – Importunação sexual é crime”. Denúncias podem ser feitas pelo número 190.

Além da Polícia Militar, agentes do Departamento de Fiscalização também estarão na Vila para fiscalizar o comércio. Todos têm que fazer a sua parte, consumidor e comerciante.

Ônibus

Durante a reunião na prefeitura, ficou definido que cerca de 10 ônibus da Fênix ficarão estacionados na Alameda Julio Cezar Cardial De Tullio, ao lado da Câmara Municipal, com saídas durante a madrugada, inclusive para o norte e sul de Ilhabela. Os moradores dos bairros do Reino, Água Branca e Alto da Barra Velha também serão atendidos, de acordo com a demanda, nos dias de semana e no fim de semana, com extensão até as 5h.  

Fiscais da empresa irão ordenar o embarque de passageiros. A Avenida Dr. Carvalho (Passarela do Samba) ficará fechada até as 6h, sendo proibido o tráfego de veículos.

Dorotéia

Nas praias do Portinho, Praia Grande, Perequê e Vila, que serão palco do Banho da Dorotéia, com os foliões fazendo o circuito do coreto ao píer, haverá guarda-vidas, que irão contar com o apoio de botes com brigadistas, para casos em que sejam necessários primeiros socorros.

“O Carnaval de fevereiro será uma espécie de laboratório para o Carnaval de março (8 a 10/3), quando será feita uma nova reunião”, explicou o Tenente Coronel Lídio Costa.

Dicas para a sua segurança

Proibição de Garrafas de Vidro (Decreto 6067/2017) – Ficam proibidos o consumo e a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, em toda a área do Carnaval, na Vila. A Fiscalização Municipal e a Polícia Militar estão autorizadas a proceder a apreensão dos produtos em caso de descumprimento.

Proibição do uso de Spray de Espuma (Decreto 6067/2017) – Em Ilhabela também é proibido o uso do “spray de espuma”.

Limites de som e velocidade – Proibido som alto em veículo (parado ou em movimento), conforme o limite estabelecido por lei. Sujeito à multa e apreensão. Já a velocidade permitida no município é de 40km/h. A perturbação do sossego também é levada a sério em Ilhabela. Caso a Polícia Militar seja acionada e constate o desrespeito, será aplicada multa que irá direto para o IPTU do proprietário do imóvel.

Lei Seca e Proibição de Bebidas para menores – Álcool e direção não combinam e a fiscalização será intensa no Carnaval. Portanto, se for beber, não dirija! Também é proibida à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei Estadual 14.592/11).

Saúde no Carnaval – O posto de saúde da Vila estará aberto nas noites de Folia. Vale lembrar que a cidade dispõe ainda do Hospital Municipal “Governador Mário Covas Junior”, com pronto-socorro 24 horas, SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193). Durante os dias de folia, as equipes da Vigilância Epidemiológica farão a distribuição de preservativos (camisinhas).

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo