Alunos da rede municipal de Ilhabela

retornam às aulas

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 15/02/2024

Alunos da rede municipal de Ilhabela retornam às aulas

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, iniciou o ano letivo de 2024 na rede municipal de ensino na quinta-feira (15). A rede conta com cerca de 6,7 mil alunos, distribuídos em 40 unidades escolares, incluindo oito nas comunidades tradicionais caiçaras.

Durante o período de férias, as escolas receberam todos os cuidados necessários para acolher os alunos. Todas as unidades passaram por mutirões de limpeza e manutenção, assim como os veículos de transporte escolar.

Também foi dada atenção especial para o planejamento da alimentação escolar, foram realizados controle e abastecimento de produtos de limpeza, troca de utensílios e manutenção dos fogões e sistemas de gás de todas as cozinhas. A empresa prestadora de serviços da limpeza escolar deu atenção especial para vidros, paredes, pisos, paredes, mobiliário e equipamentos, além de efetuar a troca de lixeiras e suportes de sabonete líquido e papel higiênico.

Corte de grama, pintura, reparos e adequações, serviços de hidráulica, elétrica, troca de portas, maçanetas e trincos, limpeza de caixas d’água, caixas de gordura e limpeza de calhas, assim como a troca ventiladores e manutenção de aparelhos de ar-condicionado, ficaram sob a responsabilidade do Setor de Manutenção Escolar.

“Um ambiente acolhedor e confortável faz muita diferença no aprendizado dos nossos alunos, eles merecem chegar na escola e ver um ambiente agradável”, ressaltou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Alimentação

O Departamento de Alimentação Escolar continua trabalhando para que todos os alunos da rede de ensino, inclusive os das Comunidades Tradicionais, recebam uma alimentação de qualidade. Antes do início das aulas, os agentes de alimentação escolar passaram por uma capacitação completa, a fim de garantir a correta manipulação e armazenagem dos alimentos. Além disso, novos equipamentos e uniformes serão comprados para os servidores.

Transporte Escolar

Para os alunos que utilizam o transporte escolar também há novidades. As equipes responsáveis pela manutenção geral dos veículos realizam a higienização dos ônibus escolares, verificação da funcionalidade dos cintos de segurança, limpeza e higienização dos ares-condicionados, acompanhamento de quilometragem para troca de filtros e elementos filtrantes, além da verificação de freios, parte elétrica, lavagem, lubrificação e troca de pneus.

Pensando no bem-estar dos alunos, foram adquiridos dez novos ônibus para realizar a locomoção dos estudantes que utilizam o serviço, sendo dois de tração 4×4, para o atendimento aos alunos que moram no Jabaquara, Pacuíba, Furnas e Leonardo Reale.

Obras e novas escolas

Ainda em 2024, 10 novas escolas serão entregues para a população de Ilhabela. O investimento em novas infraestruturas se dá pelo aumento na demanda, pela manutenção do número médio de 25 alunos por sala de aula e pela conclusão do compromisso da administração em tornar a rede de ensino no projeto Escola em Tempo Integral.

Até o momento, foram entregues as Escolas Municipais Major Olímpio (Água Branca), Benedita Salinas (Barra Velha), Prefeito Roberto Fazzini (Green Park), Cezar De Tullio (Barra Velha), além da IETEC – Ilhabela Escola Técnica Roberto Veronezi. Foram ampliadas as Escolas Municipais Carolina de Moraes (Vila), Eurípides Ferreira (Barra Velha) e Paulo Renato (Barra Velha). E receberam reformas as Escolas Municipais Prefeito Leonardo Reale (Armação), Ophelia Reale (Itaguassu) e Mércia Dias (Saco da Capela), além do PEI Barra Velha.

Também serão entregues duas novas escolas no Itaquanduba, sendo uma delas também voltada ao Ensino Cívico Municipal, uma nova escola no Bexiga e outra no Alto da Barra Velha.

Na última quarta-feira (14), foi entregue mais uma nova escola na Estrada do Camarão, onde funcionará, provisoriamente, a segunda Escola Cívico Municipal (ECM), que deve atender mais 300 estudantes dessa modalidade de ensino na cidade.

A E.M. Eurípedes da Silva Ferreira (Água Branca) passou por reforma e ampliação da unidade e as unidades da E.M. Pref. Leonardo Reale e Mércia do Nascimento Dias passaram por reformas em suas infraestruturas.

Revolução Digital

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca a importância da “Revolução Digital” nas escolas municipais, que teve início com a plataforma educacional e administrativa (E-duca Ilhabela) e que integram digitalmente as demandas da Secretaria Municipal de Educação, as escolas, professores e alunos.

Recentemente, os alunos da educação infantil do município, por meio do programa Educa Ilhabela, puderam ter acesso às mesinhas digitais. Esses equipamentos têm como objetivo ensinar e brincar, proporcionando uma experiência inovadora para os alunos e atendendo, também, à inclusão das crianças.

Outro destaque são os novos 32 laboratórios móveis de informática, dotados de Chromebook para os alunos e notebooks para os professores. Os veículos possuem capacidade para armazenamento e recarga e sistema de roteadores. O aluno vai à Sala de Informática ou o Laboratório Móvel vai até o aluno, de acordo com a disponibilidade do prédio.

Inclusão

Além da contratação de novos profissionais, por meio de concurso público, outro destaque é a implementação do Sistema de Tecnologia Assistiva nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Esse sistema atende as necessidades específicas de cada aluno, assegura a igualdade de oportunidades e promove a participação ativa e independente dos estudantes na sala de aula.

É importante destacar o trabalho do Centro de Apoio Pedagógico Inclusivo (CAPI), que conta com atendimento de profissionais especializados, como psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Outro trabalho que merece destaque é o Atendimento Municipal de Educação Especial e Inclusão (AMEEI), com professores pós-graduados na área e Agentes de Apoio Inclusivo em cada unidade do Ensino Fundamental.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo