etapa do trabalho de hidrossemeadura

finalizada no Centro de Triagem

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 21/02/2024

Primeira etapa do trabalho de hidrossemeadura é finalizada no Centro de Triagem de Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, finalizou a primeira etapa do trabalho de hidrossemeadura da última área de retaludamento do Centro de Triagem “Nega Malu”, antigo Aterro Municipal.

A obra tem como objetivo cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2004 entre Prefeitura, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Ministério Público.

“A Prefeitura de Ilhabela não tem medido esforços e tem se empenhado nas obras do sistema de drenagem das águas pluviais, reconformação e geometrização dos taludes, construção de escadas hidráulicas, canaletas e caixas de passagens”, destaca a secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire.

Entenda o Processo

O retaludamento consiste no processo de terraplanagem, por meio do qual se alteram os perfis do solo com o intuito de garantir a estabilização da área. Em etapa posterior é realizada a hidrossemeadura, que consiste na revegetação dos taludes, acelerando o processo de plantio e as chances de brotação.

A técnica de hidrossemeadura se baseia na aplicação de jatos de água repletos de um mix de sementes de gramíneas e outras espécies com rápido crescimento e desenvolvimento, otimizando a revegetação e cobertura do solo expostos, evitando processos erosivos e lixiviação de nutrientes. Além de ter grande versatilidade, a hidrossemeadura ajuda a quebrar o impacto visual e garante maior estabilidade dos taludes, contribuindo para a segurança da área e dos moradores ao redor, além da melhoria da qualidade do meio ambiente, reestabelecendo a microfauna dos ambientes.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo