Saúde de Ilhabela é premiada

no 35º Congresso do COSEMS/SP

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 22/03/2022

Saúde de Ilhabela é premiada no 35º Congresso do COSEMS/SP

Ao todo foram inscritos 725 trabalhos de 64 municípios, distribuídos em 10 eixos temáticos

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na tarde da última sexta-feira (18/3) o 11º Prêmio “David Capistrano”, que representa o reconhecimento do mérito de experiências transformadoras na gestão municipal do SUS. O prêmio foi recebido na 18ª edição da Mostra de Experiencias Exitosas dos Municípios, no 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), pelo trabalho “Gestão e Vigilância do Cuidado: Monitoramento domiciliar para estratificação da gravidade dos casos da COVID-19”.
O Congresso do COSEMS é um dos mais importantes do Brasil na área da saúde pública e o maior do estado de São Paulo. Ilhabela foi a única cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a receber o prêmio.

“O início desse trabalho se fez no pior momento da minha vida, na doença e falecimento do meu pai por COVID-19”, relembrou Suelen Monteiro de Almeida, Enfermeira Coordenadora de Urgência/Emergência do Hospital Mário Covas e autora do trabalho. “Com a implantação do protocolo de monitoramento, só no período de 6 meses que compreende o trabalho, 1898 pacientes foram assistidos em 3208 atendimentos, com 795 oxímetros fornecidos”, concluiu a enfermeira.
Foram coautores do trabalho Carlos Eduardo Tadeu do Nascimento, Julia Amaral Martinez Garcia, Mara Celi Reis de Lima, Luiz Fernando Haruo Minamihara, Daniela Santos Medeiros da Silva e Henrique Simões Rodrigues da Silva.
“Quero aqui reforçar, mais uma vez, a importância do nosso trabalho técnico e responsável no enfrentamento à Covid-19. Parabéns a todos os profissionais de saúde pública do nosso município”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
De acordo com o COSEMS/SP, os 15 trabalhos premiados foram selecionados para a Mostra Nacional Brasil Aqui Tem SUS, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de julho em Campo Grande (MS).
Programa de Monitoramento Domiciliar
A estratégia inédita foi criada em 19 de janeiro de 2021 pelo serviço municipal de Saúde de Ilhabela para acompanhar pacientes com Covid-19, com intuito de evitar a necessidade de internação em fase já muito avançada da doença. No dia 25 do mesmo mês, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou globalmente o acesso dos pacientes com COVID-19 a cuidados de acompanhamento, dentre eles a oximetria domiciliar, demonstrando a sintonia da equipe de gestão de Ilhabela com novas evidências de práticas internacionais.
Segundo a Secretaria de Saúde, a detecção precoce da queda de saturação do oxigênio com evita a insuficiência respiratória, um dos sintomas mais graves do coronavírus, indicando a possível necessidade de internação hospitalar.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo