Prefeito participa de palestra

prevenção ao câncer de intestino

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 11/09/2018

Prefeito de Ilhabela participa de palestra de prevenção ao câncer de intestino

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, participou, na manhã desta segunda-feira, 10, no auditório do Paço Municipal, no Perequê, de uma palestra, dentro da programação da “1º Campanha de Prevenção ao Câncer de Intestino – Setembro Verde”. Acompanhado do secretário de Saúde, Osvaldo Julião, e do secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni, o prefeito conferiu a palestra ministrada pela Dra. Danielle Bouhid Bertolini sobre o tema.

A médica explicou aos participantes a incidência da doença em homens, mulheres, e que atinge 5% das pessoas com 50 anos. Segundo ela, o câncer de intestino também tem atingido jovens, algo preocupante para a sociedade.

Danielle relatou que é fácil prevenir a doença com uma alimentação saudável, baseada em consumo de fibras, frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, produtos integrais, frango, peixe e muita atividade física.

Devemos evitar o consumo de alimentos processados, embutidos, defumados e gordurosos, sem se esquecer dos cuidados com o corpo, como obesidade, sedentarismo, cigarro, drogas ou bebidas alcoólicas.

“É muito importante prevenir. Mas há exames preventivos que detectam a doença logo no início. Com isso, a chance de cura chega a 90%. Em Ilhabela, o exame de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes é oferecido gratuitamente pelo SUS”, disse a médica.

O prefeito Márcio Tenório destacou a importância da palestra e aproveitou para desmentir o boato de que fechará a Santa de Casa de Ilhabela, em dezembro. “Temos de ter responsabilidades. São 750 funcionários e um investimento de R$ 5,5 milhões ao mês por parte da Prefeitura. Não vamos fechar a Santa Casa”, disse Tenório, que aproveitou a ocasião para convidar todos os presentes para participarem da inauguração do Centro de Referência da Mulher, no Perequê, no próximo sábado, 15, às 10h.

A palestra também contou com a apresentação do grupo de dança “Melhor Idade em Ação”, da Secretaria de Esporte e Lazer.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo