Ilhabela Cardio Protegida

projeto para atender com mais eficiência

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 01/11/2023

Ilhabela Cardio Protegida: Prefeito Toninho Colucci dá início à projeto para atender com mais eficiência emergências cardiovasculares

As doenças cardiovasculares têm se mostrado a principal causa de mortes no Brasil, de acordo com dados do Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Diante dessa triste estatística, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, irá implantar na cidade um projeto que visa enfrentar esse desafio de forma proativa.

 

“Este é um compromisso assumido com a população de Ilhabela, por meio do nosso Plano de Governo, que será colocado em prática. O treinamento da equipe médica do Hospital Mário Covas Júnior é uma das etapas iniciais deste projeto. Vamos transformar a cidade em referência neste tipo de atendimento”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

 

Intitulado “Ilhabela Cardio Protegida", o projeto será desenvolvido pelo cardiologista Dr. Carlos Alberto, a coordenadora de enfermagem do Pronto Socorro Municipal de Ilhabela, Suelen Almeida, e Fábio Luis, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Seu principal objetivo é capacitar voluntários e profissionais de saúde da rede básica a atuarem nos três primeiros elos da "corrente de sobrevivência" a qual desempenha um papel crucial na recuperação de vítimas de parada cardíaca.

 

Com a conscientização de que cada elo na corrente de sobrevivência é vital para salvar vidas, a equipe de coordenadores médicos e de enfermagem do Hospital Mario Covas Jr. solicitou à Santa Casa de Misericórdia, um treinamento intensivo para os profissionais que prestam assistência no ambiente intra-hospitalar. O objetivo foi o de habilitar ainda mais esses profissionais no atendimento às emergências cardiovasculares, aumentando as chances de recuperação dos pacientes.

 

O treinamento foi realizado no Espaço Saúde (Perequê), no último sábado e domingo (28 e 29/10), e contou com a presença de 20 médicos e 26 enfermeiros do Hospital Municipal Gov. Mário Covas Jr. O curso foi ministrado pelo renomado Dr. Pedro Duccini, cardiologista e arritmologista, que também é diretor de cursos pela American Heart Association.

 

Como resultado desse comprometimento com a capacitação e a melhoria do atendimento em emergências cardiovasculares, o Hospital Mario Covas recebeu o Certificado "Viva Coração". Este certificado atesta que a instituição possui profissionais habilitados a prestar assistência de qualidade em situações de emergência cardíaca.

 

A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, pontua: “Com esses esforços, buscamos não apenas reduzir as estatísticas alarmantes de mortes por doenças cardiovasculares, mas também garantir que nossa população tenha acesso a cuidados médicos de alta qualidade em momentos críticos. O projeto "Ilhabela Cardio Protegida" demonstra o compromisso da nossa administração em salvar vidas e proporcionar um ambiente mais seguro para os cidadãos”.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo